Como fazer um teste de paladar em um feira de ciências

Escrito por andrew latham | Traduzido por elen canto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um teste de paladar em um feira de ciências
Testes de paladar permitem que você estude a relação entre o paladar e outros sentidos, como o olfato (tasting pepper image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

Um projeto de feira de ciências não precisa ser algo caro ou chato. Com um pouco de planejamento, atenção e uma pitada de criatividade, você pode planejar e realizar um teste de paladar divertido e fácil de executar. Não importa se você é um professor, um pai preocupado ou o aluno responsável pelo experimento, é possível preparar um teste nota dez com itens comuns, uma noção básica de percepção sensorial e alguns voluntários.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Instruções

  1. 1

    Escolha uma pergunta ou um assunto para o teste de paladar. Pesquise uma questão ou um tema que lhe interesse e possa ser testado. Por exemplo, se gosta de refrigerantes, você pode testar se as pessoas realmente conseguem sentir a diferença entre as versões normais e dietéticos de alguns refrigerantes selecionados. Se gostar do seu objeto de trabalho, é mais provável que você siga com o projeto, consiga bons dados, aprenda algo novo e ganhe a nota ou o prêmio desejado.

  2. 2

    Siga as regras da feira de ciências. Certifique-se de ler as orientações antes de começar a planejar os detalhes de seu teste. O regulamento da feira irá definir regras sobre saúde, segurança e questões éticas. Se o teste não estiver de acordo com essas regras, ele poderá ser rejeitado.

  3. 3

    Estabeleça uma hipótese para os resultados que você espera obter com seu teste. Lembre-se: você é um cientista. O método experimental requer que você tenha uma previsão ou solução para a questão testável você sugeriu a princípio. Os dados coletados em seu teste devem dizer-lhe se a sua hipótese estava correta ou precisa ser revisada.

  4. 4

    Prepare o material necessário. Se você vai fornecer amostras para que os voluntários experimentem, como refrigerantes normais e dietéticos, é necessário comprar as amostras e colocá-los em recipientes sem rótulos. Se você vai distribuir um questionário ou pesquisa entre os participantes, escreva e monte um gráfico para exibir os resultados.

  5. 5

    Reúna os dados. Realize o teste e peça para seus voluntários lhe fornecem os dados brutos para o seu projeto. Por exemplo, se você estivesse testando o quanto os voluntários conseguem diferenciar os refrigerantes normais dos dietéticos, você deve dar-lhes uma amostra de cada e perguntar qual acham que é o normal e qual é o dietético, registre as respostas e avalie a precisão.

  6. 6

    Teste a hipótese. Avalie os dados coletados e verifique se eles correspondem com a hipótese sugerida por você no início da experiência. Se isso não ocorrer, tente fornecer outra hipótese que se encaixe com os resultados do teste. Em todo caso, explique o que você aprendeu sobre o teste e a hipótese original que você apresentou.

Dicas & Advertências

  • Outras ideias para um teste sensorial são: avaliar a relação entre cor e percepção de gosto, o efeito de degustar alimentos com os olhos vendados ou com o nariz coberto e as diferenças de percepção entre adultos e crianças quando provam alimentos ácidos.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível