×
Loading ...

Como escrever uma carta de intenções solicitando uma bolsa de estudos

Atualizado em 21 novembro, 2016

A carta de intenções para solicitar uma bolsa de estudos também é conhecida como uma declaração pessoal ou declaração de propósito. De maneira simples, você está escrevendo um ensaio sobre o seu futuro, ou seja, sobre o que você pretende fazer na universidade e fora dela. Seu objetivo é convencer a comissão responsável de que você merece o dinheiro para ir à universidade e tornar-se o melhor em seu campo de escolha. É interessante também incluir um pouco de seu histórico escolar e suas atividades extracurriculares, para mostrar que é bem preparado e que terá sucesso na faculdade e na carreira de sua escolha.

Instruções

Uma carta de intenções mostra o quanto você está preparado para a universidade (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  1. Leia atentamente as orientações sobre a bolsa de estudos. Verifique se você sabe tudo o que a comissão solicita que seja incluído na sua carta de intenções. Verifique se existem quaisquer limites de palavras ou páginas.

    Loading...
  2. Siga as regras básicas que são utilizadas para escrever uma carta para um trabalho ou uma carta comercial. Inclua no canto superior esquerdo da carta a data, seu endereço atual (onde receberá a resposta) e a pessoa a quem você está enviando a carta. Enderece sua carta a uma pessoa específica, se possível.

  3. Comece a carta de intenções com a introdução do que você pretende estudar nessa universidade e explique a razão pela qual isso é importante para o seu campo da estudo. Por exemplo, você poderia começar a sua carta de intenções com uma declaração como: “Estou entusiasmado para realizar o meu sonho de estudar na Truman State University, em Kirksville, Missouri, no segundo semestre. Pretendo me formar em Inglês durante a minha graduação. Depois realizarei uma pós-graduação em ensino fundamental. Quero pesquisar maneiras de melhorar o ensino da leitura na escola primária". Esta é uma forma de expor seus planos para a faculdade em um breve parágrafo.

  4. Seja o mais específico possível, especialmente se você estiver se candidatando a uma bolsa de pós-graduação. Se você conhece as universidades que deseja frequentar, mencione-as, assim como também deve mencionar alguns membros da faculdade com os quais deseja trabalhar.

  5. Depois de escrever os planos que você tem para a universidade, redija um parágrafo sobre suas experiências escolares anteriores, suas qualidades de liderança e sua experiência de trabalho no campo. Dê ao comitê da bolsa vários exemplos de sua dedicação em buscar uma carreira. Finalize a carta com seus objetivos de carreira em curto prazo e em longo prazo, tais como: "Depois da pós-graduação, pretendo ensinar em uma escola pública no Missouri. Quero liderar uma comissão na minha escola voltada para a melhoria da compreensão da leitura dos alunos. Pretendo assumir papéis de protagonismo na escola e na educação e manter uma comunicação diária com os pais dos meus alunos, porque eu acredito fortemente na conexão casa e escola para o sucesso na educação de uma criança.”

Loading...

O que você precisa

  • Orientações sobre a bolsa de estudos
  • Computador com um programa de processamento de textos
  • Impressora
  • Envelope
  • Selo
  • Aplicações para a bolsa de estudos
Loading ...
Loading ...