Mais
×

O teste de temperatura basal e o diagnóstico de doenças da tireoide

Atualizado em 17 abril, 2017

Temperatura basal é sua temperatura corporal ao acordar, sendo esse o momento no qual ela é verificada com maior precisão. A doença da tireoide é geralmente diagnosticada com base em seus sintomas e em exames de sangue dos hormônios da tireoide e de TSH (hormônio estimulante da tireoide). Contudo, os testes de temperatura basal também podem ser úteis para ajudar a diagnosticar a doença.

Testes de temperatura basal auxiliam no diagnóstico de doenças da tireoide (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Definição

Durante os testes de temperatura basal, a temperatura média do corpo é avaliada para ajudar a determinar se a condição da tireoide a está afetando. A temperatura corporal média de uma pessoa normal é de 37 graus célsius, embora isso possa variar ligeiramente. Peça ao seu médico os registros de temperatura do passado para ajudar a determinar a sua temperatura normal.

Procedimento

O teste de temperatura basal é realizado todas as manhãs por um especificado número de dias, solicitados por seu médico. Use um termômetro oral tradicional e registre os resultados para o doutor. Se você for uma mulher e estiver menstruada, thyroid-info.com aconselha que você inicie o teste no terceiro dia do seu ciclo.

Diagnóstico

De acordo com o site thyroid-info.com, uma temperatura corporal consistentemente elevada, revelada pelo teste, pode indicar que você tem hipertireoidismo, ou uma tireoide hiperativa. Uma tireoide super-estimulada aumenta sua taxa metabólica, elevando sua frequência cardíaca, pressão arterial e temperatura corporal.

Tratamento

O hipertireoidismo é tratado com iodo radioativo, drogas antitireoidianas, ou cirurgia nos casos mais graves. Durante o tratamento, um teste ocasional de temperatura corporal basal é benéfico para o sucesso do monitoramento da doença.

Considerações

Testes de temperatura basal são úteis no diagnóstico de doenças da tireoide, mas, thyroid-info.com adverte que este não deve ser seu o único exame para verificar sua condição. Assim, se você parece febril, não pense automaticamente que você tem hipertireoidismo, em vez disso, consulte um médico para um diagnóstico adequado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article