Mais
×

Testes de inventário de carreiras

Atualizado em 23 março, 2017

Testes de inventário de carreiras fornecem um meio para que orientadores profissionais ajudem futuros trabalhadores a determinar suas opções de emprego. Alguns testes focam-se nas habilidades; outros analisam preferências e valores pessoais. Embora essas avaliações sozinhas não possam decidir seu caminho profissional, elas são guias valiosos.

Testes de inventário de carreira ajudam a decidir seu caminho profissional (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Definição

Diferentemente dos exames que fazemos na escola, testes de inventário de carreiras não possuem respostas certas ou erradas; não há "aprovação" ou "reprovação". Ao invés disso, esses testes o orientam e dão uma possível direção profissional, se você não tiver certeza de como quer avançar em sua carreira. Você pode usar papel e caneta para fazer um inventário de carreiras; todavia, é cada vez mais comum executar essas avaliações em computadores ou pela internet. Alguns testes de inventário de carreiras são criados por orientadores profissionais para administrar e avaliar, enquanto outros lhe permitem completar o teste e analisar os resultados por conta própria.

Inventários de interesse ocupacional

O Inventário de interesses Strong é um dos melhores testes de inventário de carreiras. Foi desenvolvido pelos psicólogos vocacionais E. K. Strong, Jo-Ida Hansen e David Campbell. O grupo baseou seu trabalho na pesquisa de John Hollan, que desenvolveu seis temas ocupacionais conhecidos como os códigos Holland, usados para categorizar indivíduos e profissões. O Inventário de interesses Strong avalia seus interesses em disciplinas escolares, hobbies e outras atividades e os compara com os de indivíduos que exercem diversas categorias profissionais. O teste não pretende determinar suas capacidades ou habilidades em determinada carreira ou profissão.

Inventários de personalidade

Siglas como INTJ e ESFP podem parecer uma sopa de letrinhas, mas, na verdade, referem-se a tipos de personalidades relacionados ao "Myers-Briggs Type Indicator" (Indicador de tipos Myers-Briggs), ou MBTI. Esse indicador inclui 16 categorias de personalidade. Os resultados do MBTI e de outros inventários de personalidade lhe dão uma ideia de opções de carreira compatíveis com a forma como você toma decisões, chega a conclusões, faz julgamentos e se relaciona com os outros, segundo o Centro de Desenvolvimento Profissional de Chicago da Universidade Loyola. Como o Inventário de interesses Strong, inventários de personalidade não avaliam suas capacidades e habilidades.

Testes de avaliação de valores

Testes de inventário de carreiras que investigam seus valores pessoais lhe permitem avaliar campos profissionais compatíveis com seus princípios e crenças. Esses testes relacionam-se a duas amplas categorias: prioridades pessoais e preferências sobre o conteúdo e as tarefas do cargo, de acordo com o website Your Soul at Work. Os resultados dos testes de avaliação de valores lhe permitem desenvolver um conjunto de valores essenciais para relacionar a possíveis opções de carreira, segundo a página Quintessential Careers.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article