Como fazer tinta de cabelo que não vai clarear

Escrito por rose kivi | Traduzido por iracimara câncio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer tinta de cabelo que não vai clarear
Você pode fazer tinta natural para o cabelo com ervas e plantas (Credit: gwpriester - Copyright: morgueFile free photo / gwpriester)

Colorações químicas para os cabelos além de danificá-los, são ruins para sua saúde. Colorações naturais podem ser usadas como uma alternativa e podem ser feitas em sua própria casa. Elas não clareiam o cabelo porque não contêm produtos químicos que retiram a cor dele, mas irão escurecê-lo. As colorações naturais agem cobrindo os fios e colorindo o cabelo.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Hena
  • Sálvia
  • Alecrim
  • Açafrão
  • Cascas de nozes
  • Refresco em pó
  • Luvas

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Pinte seu cabelo com hena natural. A hena para cabelo é feita de folhas secas da planta Lawsonia inermis. Ela funciona cobrindo os fios do cabelo. A cor vai saindo gradativamente após 6 meses, mas algumas pessoas relataram que a coloração é permanente. Hena pode ser usada para colorir seu cabelo de loiro, castanho, vermelho e preto. Ela é capaz de só escurecer o cabelo, então escolha uma cor que seja mais escura que o tom do seu cabelo natural. Certifique-se de comprar apenas produtos de hena natural. Leia os ingredientes da embalagem para ter certeza de que o produto não contém qualquer substância química nociva. A hena não deve ser utilizada no cabelo que tenha sido quimicamente tingido há pouco tempo ou que tenha feito permanente. Também não se deve tingir o cabelo quimicamente nem aplicar permanente depois de usar hena. Os produtos químicos podem reagir com a hena e provocar um efeito de cor indesejável.

    Para preparar a coloração de hena: adicione ao pacote de hena em pó água fervente o suficiente para fazer uma pasta de consistência de pudim. Adicione água vagarosamente, aos poucos, até alcançar a consistência certa. Deixe a mistura esfriar antes de aplicar ao seu cabelo. Quando a mistura estiver fria, passe no cabelo, cubra com um saco plástico e deixe agir por 45 a 60 minutos.

    Em vez de água, você pode misturar a hena com café para deixar seu cabelo mais escuro. Você pode adicionar também óleos essenciais para deixar a mistura com um cheiro agradável.

    Como fazer tinta de cabelo que não vai clarear
    Misture a hena com café, em vez de água, para deixar a cor do seu cabelo mais escura (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  2. 2

    Enxágue seu cabelo com ervas. Use alecrim e sálvia para escurecer seu cabelo a um tom castanho. Use açafrão para dar um tom de vermelho dourado. Para fazer um enxágue com ervas, coloque em infusão um punhado de ervas frescas ou três colheres de sopa de ervas secas em dois copos de água quente por dez minutos. Quanto mais ervas você usar na água, mais concentrado o enxágue vai ficar. Coe a mistura e coloque no seu cabelo. Deixe no cabelo até secar completamente e depois lave-o. Esse enxágue pode ser repetido quantas vezes quiser para escurecer o cabelo discretamente.

    Como fazer tinta de cabelo que não vai clarear
    Use ervas secas ou frescas, como alecrim e sálvia, para mudar a cor do seu cabelo (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  3. 3

    Escureça seu cabelo com café. Para isso, prepare um bule de café, nem forte nem fraco, e deixe esfriar. Coloque o café frio no seu cabelo e deixe até secar, depois lave. Use o enxágue de café quantas vezes desejar para escurecer o cabelo. O café colore temporariamente, deixando-o mais escuro. Quanto mais claro for seu cabelo, mais o café irá deixar escuro. Os enxágues com café podem escurecer o cabelo loiro de forma permanente.

    Como fazer tinta de cabelo que não vai clarear
    O café pode escurecer um cabelo loiro permanentemente (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  4. 4

    Faça seu próprio colorante natural com cascas de nozes para uma cor castanho escuro. Os resultados são permanentes para algumas pessoas. Outras pessoas experimentarão um desaparecimento gradual da cor. Para fazer uma tintura com casca de nozes: remova as nozes das cascas, quebre as cascas em pequenos pedaços, coloque em um pote e adicione água o suficiente para cobri-las. Ferva a mistura por 30 minutos. Coe a mistura fria com uma gaze. Use luvas quando estiver manipulando a tintura, pois ela mancha a pele. A coloração também mancha roupas e algumas bancadas. Para usar a tintura, aplique no cabelo e deixe por 45 minutos antes de lavar.

    Como fazer tinta de cabelo que não vai clarear
    Use as cascas das nozes para colorir seu cabelo de castanho escuro (Jupiterimages /Polka Dot/Getty Images)
  5. 5

    Prepare uma tinta de cabelo original com refresco artificial em pó. Atenção: o refresco em pó não é uma tintura natural porque contém corante alimentício. Aplique o refresco em pó no cabelo, deixe por uma hora e depois enxágue. Use qualquer refresco que você quiser. As misturas de cor vermelha funcionam bem. Quanto mais claro for seu cabelo, mais surpreendentes serão os resultados. O refresco artificial pode manchar permanentemente o cabelo loiro. Mas atenção: o refresco artificial não é aprovado para ser utilizado como tintura de cabelo e pode causar reações na pele. Use por sua conta e risco.

    Como fazer tinta de cabelo que não vai clarear
    O refresco artificial pode manchar permanentemente o cabelo loiro (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Corte um pequeno pedaço de seu cabelo, em um ponto imperceptível, e teste a coloração antes de usar em seu cabelo todo. Dessa forma você poderá ver se vai gostar dos resultados antes de tingir toda sua cabeleira.
  • O refresco artificial em pó contém corante alimentício. Mulheres grávidas e pessoas que são sensíveis a tinturas devem evitar utilizar o refresco artificial em pó como tinta de cabelo. Este produto não é aprovado como tinta de cabelo e não foi testado quanto à sua segurança como tal. Use por sua conta e risco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível