Tintura para cabelos mata piolhos?

Escrito por alyssa larenzie | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tintura para cabelos mata piolhos?
Não importa o método usado para matar os piolhos, é importante passar o pente fino para remover os ovos do cabelo (Image by Flickr.com, courtesy of anthony kelly)

Piolhos são difíceis de se tirar da cabeça. Vários conselhos para a remoção dos piolhos recomendam uma variedade de remédios, de vinagre a álcool. A tintura de cabelo é bastante citada como uma boa opção contra os piolhos, mas não há nenhum fato científico que comprove essa afirmação. Embora as tinturas possam trazer benefícios, existem melhores opções na hora de se livrar desses parasitas.

Outras pessoas estão lendo

O que é o piolho?

Piolhos são pequenos insetos que se escondem no cabelo e em pelos do corpo. Esses parasitas se alimentam de sangue humano e colocam seus ovos no cabelo. Esses ovos levam de 7 a 10 dias para dar origem a mais piolhos. Esses insetos se parecem com minúsculos grãos de arroz integral. Os ovos, conhecidos como lêndeas, são pontinhos brancos que se parecem com caspa, frequentemente grudados aos fios de cabelo.

Piolhos podem passar de uma pessoa para outra através de contato direto ou por roupas e móveis. Em qualquer lugar em que muitas crianças fiquem em contato existem altas chances de infestação de piolhos. Coceira no couro cabeludo e na parte de trás do pescoço são frequentes sinais de que alguém está com piolho.

Tratamentos sem receita médica

Shampoos para piolho e kits de tratamento podem ser comprados em qualquer farmácia. Depois de aplicar o tratamento conforme as instruções na embalagem, o cabelo deve ser penteado com pente fino para remover as lêndeas. Alguns kits já vêm com o pente fino incluído. Esses shampoos normalmente matam os piolhos, mas as lêndeas são mais resistentes e difíceis de se matar. Duas aplicações do tratamento podem ser necessárias. Se isso acontecer, sempre espere 10 dias depois da primeira aplicação para fazer uma segunda.

Algumas pessoas preferem não usar esses tratamentos por causa dos químicos que contêm. Como infecções por bactéria, os piolhos podem se tornar resistentes a certo produto químico, inutilizando o tratamento depois de alguns usos. Se usados de maneira incorreta, esses shampoos para piolho têm o potencial, apesar de extremamente raro, de causar danos cerebrais.

Benefícios da tintura para cabelo

Pessoas com piolho que tingem os cabelos encontram resultados variados. Algumas descobrem que o pH alto e os químicos, incluindo álcool, da tinta matam os piolhos de maneira eficiente e barata. Para aquelas pessoas que já têm os cabelos tingidos, usar a coloração em adição ao shampoo de piolhos não apresenta nenhum problema. O shampoo deve ser aplicado primeiro, e a tintura pode ser aplicada no dia seguinte ao tratamento.

Problemas da tintura

Enquanto a tinta para cabelo pode ser eficiente para matar os piolhos, se livrar das lêndeas é muito mais difícil, mesmo com todos os químicos na formulação da tintura. Passar o pente fino ainda é necessário. O estresse de aplicar o shampoo para piolhos, tingir o cabelo e passar o pente fino pode danificar seu cabelo ainda mais. Também, o hábito de não se lavar o cabelo por pelo menos dois dias depois de pintar para preservar a cor é comum. Lavar o cabelo frequentemente é importante para tratamento contra piolhos.

Matando os piolhos em casa

A tintura pode acabar com os piolhos no cabelo, mas você não pode usá-la para remover os piolhos na sua casa ou carro. Certifique-se de lavar bem todas as roupas, móveis e carpete da casa em água quente para matar qualquer inseto que possa ter escapado. Coloque todas as escovas e pentes usados de molho em álcool ou água quente para matar qualquer piolho que possa ter ficado nas cerdas. Piolhos se espalham rapidamente, então é importante fazer essa limpeza imediatamente após o tratamento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível