O típico jardim chinês de pedra

Escrito por melissa sherrard | Traduzido por elisa silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O típico jardim chinês de pedra
Os jardins de pedra são o equivalente chinês aos jardins vibrantes de flores ocidentais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Durante a história da China e outros países asiáticos, a criação de diferentes tipos de jardins significava transportar metaforicamente o ocupante para um mundo natural maior. Os jardins de pedra eram populares na China no século 9. Alguns eram grandes o suficiente para ocupar paisagens inteiras, outros tinham escalas menores, mais viáveis. Esses jardins geralmente exibiam certos elementos com profundo significado simbólico.

Outras pessoas estão lendo

Propósito

De acordo com o Metropolitan Museum of Art, registros da dinastia Zhou indicam que os primeiros jardins chineses eram parques vastos, construídos para caçar e para entreter a aristocracia ociosa. Somente mais tarde começaram a surgir pequenos jardins particulares, com pedras e outros elementos para representar o mundo natural em escala miniatura. Ao criar as paisagens em um microcosmo, os ocupantes podiam ter a experiência de cada aspecto e sensação do mundo natural ao examinar a representação de cada elemento do jardim.

Pedras

As pedras esculturais variam em tamanho, formato, cor e textura, dependendo do propósito do simbolismo associado a elas. As rochas, elementos clássicos e admirados, quando sozinhas geralmente simbolizavam ilhas ou picos das montanhas, enquanto composições de várias pedras representavam rios ou água corrente. De acordo com o Metropolitan Museum of Art, textos da dinastia Han descrevem a associação entre pedras ornamentais e a "mística montanha paraíso dos imortais", conhecidas como as ilhas da juventude eterna: a principal, Horai e as menores, Eishu, Hojo e Koryo. As pedras também eram julgadas pela textura de sua superfície, inclinação e perfurações desde a dinastia Tang. As preferidas são tipicamente pesadas, de orientação vertical e com textura forte.

Água

A palavra chinesa "shan shui" se traduz literalmente como "montanhas e águas", o que torna apropriado o fato da água ser tipicamente o elemento mais incluído nos jardins de pedra. Neles, a água representa a maciez que equilibra a solidez das pedras ao redor. Os jardins geralmente possuem um pequeno lago central, com córregos que representam grandes corpos de água. Pequenas fontes, quedas d'água e nascentes também são comuns. Em jardins onde usar água é inconveniente, pode se usar vidro para simbolizar a superfície reflexiva dos lagos.

Plantas

Nos jardins, as pedras representam o "esqueleto do universo", a água é o "sangue do universo" e as plantas o "cabelo do universo". As árvores, arbustos e flores não são o foco, mas podem ter um papel em criar uma paisagem harmoniosa em escala de miniatura. Pequenos arbustos representam vastas florestas, enquanto flores celebram a brevidade e beleza da vida. As planta ornamentais geralmente têm significados profundos, bambus simbolizam fidelidade e longevidade, pinheiros são a sabedoria da idade avançada, crisântemos são a amizade e salgueiros são graça.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível