Tipos de absorção de amônia nos refrigeradores

Escrito por caroline thompson | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de absorção de amônia nos refrigeradores
Os refrigeradores com absorção de amônia são silenciosos e energeticamente eficientes (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Ferdinand P. E. Carre desenvolveu, em 1860, um sistema fechado de absorção de amônia, que guiou o caminho da refrigeração moderna. A amônia possui a capacidade de absorver grandes quantidades de calor, já que expande e liquefaz em uma temperatura menor do que a da água. Esse tipo de sistema usa o calor para acionar o sistema de refrigeração, que usa a amônia para absorver e converter o calor em ar gelado, e é usado até os dias de hoje em vários tipos de sistemas de refrigeração.

Outras pessoas estão lendo

Refrigeradores de absorção comercial

Os refrigeradores com absorção de amônia são energeticamente eficientes em regiões com escassez de água, já que eles não a usam para o resfriamento. Esse sistema faz uso do calor desperdiçado, ajudando a conservar a energia e reduzir os desperdícios. Também substitui os clorofluorcarbonos, que são prejudiciais para a camada de ozônio. Esse tipo de refrigeração é usada comercialmente para a liofilização de alimentos, a refrigeração de alimentos, o armazenamento frio, laticínios, produção de gelo, sorvete, processos com carne e congelamento.

Refrigeradores mini-bar de absorção para consumidores

Os refrigeradores que contam com a absorção especial de amônia estão disponíveis no mercado para os consumidores. Os refrigeradores min-bar são usados em hotéis e nas próprias casas dos consumidores. Eles são pequenos, pesam em torno de 16 a 18 quilos, são energeticamente eficientes, e como não usam compressores, são silenciosos. Consistem de um gerador, um condensador e um evaporador. Quando a amônia é aquecida, ela evapora, passando pelo condensador e gerando o resfriamento. A amônia já fria volta ao estado líquido e recomeça o ciclo.

Refrigeradores de absorção com tamanho padrão para os consumidores

Os refrigeradores de absorção com tamanho padrão também estão disponíveis para o consumidor, e em tamanhos padrão para uma casa média. A maioria pesa em torno de 82 quilos, tem 57,5 centímetros de comprimento e 60 centímetros de profundidade. São oferecidos com porta francesa, gavetas duplas e modelos de uma porta simples. São equipados com acessórios de refrigeradores comuns -- inclusive controles de LED, formas de gelo e termostatos ajustáveis.

Refrigeradores de absorção movidos a energia solar

Os refrigeradores de absorção funcionam com o calor e podem usar a energia solar para fazer o sistema de refrigeração funcionar. Eles usam o calor do sol e a amônia para o resfriamento, não necessitando de eletricidade. Eles variam em tamanho desde modelos pequenos e compactos que podem ser usados em locais afastados onde a eletricidade não está disponível, até modelos padrões que resfriam tão bem como fazem gelo e congelam. Esse equipamento está sob pesquisa e desenvolvimento desde os anos 70 e atualmente é usado amplamente na refrigeração de plantas. Os modelos para a casa também estão disponíveis para os consumidores que buscam refrigeradores energeticamente eficientes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível