Que tipos de animais da tundra comem líquens?

Escrito por nancy hayden | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipos de animais da tundra comem líquens?
A tundra ártica é uma paisagem erma (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

A tundra é um dos habitats mais frios e rigorosos do planeta e poucos animais vivem nestas áreas durante o ano inteiro. Para herbívoros, o habitat é ainda mais rigoroso pelo fato de que poucas plantas conseguem sobreviver às condições do ambiente. Arbustos baixos, musgos e líquens são as espécies vegetais mais comuns nesses ambientes e apenas alguns animais são adaptados para sobreviver com este tipo de vegetação.

Outras pessoas estão lendo

Lebre do Ártico

A lebre do Ártico é nativa das regiões montanhosas de tundra do Canadá e da Groenlândia. Ela é um mamífero pequeno que atinge quase 60 cm de comprimento e até 5 kg de peso. Ela se adaptou bem ao estilo de vida na tundra, até mesmo tendo uma pelagem branca para o inverno para se camuflar na neve como uma proteção contra predadores. A maior parte da dieta desta lebre consiste em plantas lenhosas, mas ela também se alimenta de musgos e líquens em tempos de baixa disponibilidade de alimentos.

Que tipos de animais da tundra comem líquens?
Lebres do Ártico são pequenos herbívoros da tundra (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Rena

O caribu é um os maiores herbívoros da tundra. Esse animal é encontrado nas regiões nórdicas de tundra globalmente. Ele pode atingir mais de 2 m de comprimento, 1,20 m de altura até os ombros e peso de até 300 kg. De estação em estação, grandes pares de chifres crescem nos caribus de ambos os sexos. Eles se alimentam pastando em gramados e arbustos baixos. No inverno, os líquens são uma parte importante da dieta do animal.

Que tipos de animais da tundra comem líquens?
Caribus domésticos são conhecidos como renas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Boi-almiscarado

O boi-almiscarado é um animal que vive na tundra, nas regiões árticas do planeta. Ele pode atingir mais de 2 m de comprimento, 1,20 metros de altura até os ombros e um peso de até 400 kg. Este boi tem um corpo espesso coberto por uma pelagem longa, desgrenhada e isolante, adequada a climas frios. Ambos os sexos têm pequenos chifres curvos cor-de-creme. Ele é um herbívoro de pastagem, alimentando-se de grama e arbustos durante os meses de verão. No inverno, caules, raízes, musgos e líquens formam a maior parte da dieta desse animal.

Que tipos de animais da tundra comem líquens?
O boi-almiscarado é um grande herbívoro da tundra (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Lemingues e ratazanas

Diversos membros da subfamília arvicolinae vivem nas regiões árticas de tundra do mundo. Eles são pequenas espécies de roedores, como o lemingue bog do norte e ratazanas da neve. Algumas espécies podem atingir mais de 30 cm de comprimento, mas muitas não têm mais do que alguns centímetros. Os animais geralmente são herbívoros, embora alguns sejam onívoros. Nos invernos frios, o líquen da tundra está entre os únicos alimentos disponíveis para esses pequenos animais, juntamente com raízes, galhos e casca de árvore.

Que tipos de animais da tundra comem líquens?
Ratazanas e lemingues podem viver no rigoroso ambiente da tundra (Matt Cardy/Getty Images News/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível