Mais
×

Os tipos de bolor

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Bolor, também chamado de mofo, cresce em canteiro de obras, em prédios e em casas que necessitam de reparos. Os tipos de bolor que são considerados perigosos são classificados por nível de risco de A a C. Bolores do tipo A são os mais perigosos e podem causar infecções. Já os do tipo B podem causar reações alérgicas, enquanto que os de tipo C geralmente não apresentam riscos a pessoas, mas podem provocar danos a estruturas. A formação de bolores pode ser evitada durante a construção mantendo-se a área de trabalho seca e coberta. Problemas com bolor mais leves podem ser tratados através da lavagem de superfícies pequenas e laváveis com detergente ou bicarbonato de sódio. Caso ocorra o reaparecimento de bolores, um profissional será necessário para erradicar o problema.

Mofo pode crescer em qualquer superfície (mold on petrified wood image by MAXFX from Fotolia.com)

Cladosporium

Esse tipo de bolor pode se apresentar nas cores preta, cinza, verde e marrom. Ele cresce em muitos tipos de superfícies, incluindo instalações, paredes e poeira. Pode apresentar risco do tipo B ou C, dependendo da cepa. Cladosporium cresce em residências. Esse tipo de bolor aparece em áreas de isolamento onde a ventilação é fraca, assim como em paredes de fundação.

Aspergillus

Esse bolor é muito difundido e pode ser do tipo A ou B. As principais cores são branco, cinza, marrom, amarelo e preto. Pessoas com sistema imunológico fraco são mais sensíveis a esse tipo de bolor. Ele cresce em várias superfícies, como por exemplo, em roupas, em produtos de papel e na terra. Também pode ser encontrado em canteiros de obra e em casas novas, já que ele gosta de se espalhar em OSB, um produto que tem sido bastante usado na construção de casas. A parte inferior de paredes de fundação e telhados com vazamento também propiciam uma boa condição para o crescimento do mofo.

Penicillium

Esse é o tipo de fungo usado para desenvolver a penicilina, um conhecido antibiótico. Alguns dos lugares em que ele pode crescer são comida, paredes e áreas de isolamento. Ele pode ser azul, verde ou branco, e é considerado como tipo B ou C de risco. Penicillium cresce em qualquer área úmida ou que sofreu inundação. Sistemas de ar-condicionado, mobília úmida e até mesmo calçados podem criar um ambiente propício para o penicillium.

Ulocladium, Alternaria e Acremonium

Bolor do tipo Ulocladium crescem em superfícies molhadas e são pretos ou cinza. Eles podem ser de classe B ou C e geralmente crescem em áreas empoeiradas. Sótão é um lugar propício para seu aparecimento.

Alternaria é semelhante a Ulocladium. Pode ser tanto preto quanto cinza e cresce em superfícies molhadas. Quando observado em microscópio, chega até a parecer com o Ulocladium. Alternaria pode ser encontrado em uma casa nova quando vazamentos de água causam um aumento de umidade nas superfícies. Um porão úmido irá também propiciar o crescimento do Alternaria nas paredes de fundação.

Acremonium cresce em superfícies similares e se apresenta nas cores branca, cinza e marrom.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article