×
Loading ...

Tipos de fechos de roupa

Atualizado em 17 abril, 2017

Alguns fechos seguram dois pedaços de tecido juntos e são usados em roupas costuradas para ajudar a colocá-las e tirá-las. Enquanto certos tipos de fechos são utilizados normalmente para roupas específicas, como o zíper usado em jeans, você pode escolher tipos diferentes de fechos, para mais possibilidades de costura criativa.

Zíperes não eram usados em roupas até 1930 (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Zíperes

Zíperes, também conhecidos como fechos de correr, são feitos de duas tiras de tecido, ambos unidos por duas fileiras de dentes de metal ou de plástico, ligadas por uma barra que desliza. Zíperes são frequentemente usados ​​como fechos para calças, jaquetas, vestidos e saias. Zíperes pesados e fortes ​​são ​​para jeans, enquanto zíperes leves são para vestidos de verão. Os dentes dos zíperes são geralmente bem visíveis, a não ser que estejam escondidos, como no caso de zíperes invisíveis, que escondem os dentes por trás das tiras de tecido, e são normalmente utilizados ​​em saias e vestidos; no entanto, a barra deslizante ainda é bastante visível.

Loading...

Botões

Botões são fechos que consistem tipicamente de objetos pequenos e redondos costurados em um pedaço de tecido, enquanto o outro pedaço tem um pequeno buraco para permitir que o botão seja inserido e fixado temporariamente ali. Botões são feitos comumente de plástico, mas também podem ser feitos de materiais como madeira e metal. Eles tipicamente têm dois ou quadro pequenos buracos no meio, para auxiliar a costura do botão em uma das partes do tecido. Botões são utilizados em camisetas, casacos e calças.

Colchetes de gancho

Colchetes de gancho são fechos de metal que consistem de duas partes, costuradas em dois pedaços de tecido e que podem ser fechadas temporariamente para manter a peça de roupa junta. A primeira parte é o "gancho", que tem uma forma circular saliente, com extremidades que são ligadas a dois pequenos círculos. Estes círculos são costurados na primeira peça da roupa. A segunda parte é o "colchete", que tem um gancho reto e dois círculos, costurados na segunda parte do tecido. Para apertar a peça de vestuário, o gancho é inserido nos buracos.

Laços

Laços são uma opção de fecho que são constituídos por uma corda ou uma fita passada por furos localizados nas bordas de duas peças de tecido e, em seguida, encontram-se e amarram-se. Laços foram amplamente utilizados como fecho de roupas das senhoras ocidentais, como espartilhos e vestidos longos, a partir do século 17 até o início do século 20. Desde então, os laços têm quase exclusivamente sido utilizados como um fecho para sapatos. No entanto, algumas pessoas usam laço em reprodução histórica ou em espartilhos e vestidos de estilo retro. Quando espartilhos eram utilizados, as bordas do buraco costumavam ser costuradas de modo que o tecido não soltasse, mas, em reproduções do século 21, as pessoas muitas vezes usam ilhós, que são pequenos anéis de metal achatado e servem para reforçar os buracos do tecido.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...