Que tipos de formigas são aladas?

Escrito por john lindell | Traduzido por romério júnior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Que tipos de formigas são aladas?
Os indivíduos que desenvolvem asas têm o propósito de acasalar e criar um novo formigueiro (ants fighting image by Anton Chernenko from Fotolia.com)

As formigas com asas não são uma espécie particular de formigas voadoras, mas ainda sim, membros de uma espécie de formiga capazes de voar. Dentro de uma espécie, apenas certas formigas desenvolverão asas, com o propósito de deixar um formigueiro e criar um novo. Formigas aladas são geralmente confundidas com cupins, mas há características distintas que diferenciam os dois insetos.

Outras pessoas estão lendo

Função

Os formigueiros são criados pelas rainhas que se acasalaram. Originalmente todas elas têm asas, mas as perdem após a fecundação. A rainha bota ovos de onde nascerão as operárias, formando uma nova colônia. Eventualmente nascem formigas cuja única função será a procriação. Esses indivíduos, tanto machos quanto fêmeas, desenvolvem asas que serão usadas para deixar o formigueiro e realizar o voo nupcial. Os machos morrem logo após o acasalamento, enquanto que as fêmeas viram futuras rainhas para formar novas colônias, até que o ciclo se reinicie.

Importância

As formigas aladas deixam os ninhos e o formigueiro, reunindo-se em grandes números e voando pelo ar, onde se reúnem com os indivíduos alados de outras colônias. Este processo é sincronizado de modo que o sucesso do acasalamento se torne mais provável. Formigas voadoras que precisam fecundar muitas vezes se acumulam em determinados locais, como a maior árvore da região ou até em telhados. Nem todas as espécies de formigas se acasalam dessa forma pois nem todas podem voar.

Considerações

Os formigueiros podem ser construídos em vários locais como árvores mortas, sob estacas de madeira ou no próprio chão. Quando retornam à entrada do formigueiro para iniciarem o processo do voo nupcial, elas saem uma a uma da colônia. Isso atrai uma variedade enorme os predadores, que esperam poder caçá-las. Os predadores mais comuns das formigas são libélulas, assim como pássaros como andorinhas, gaivotas e rouxinóis.

Duração

A duração do processo de acasalamento pode variar, indo de algumas horas a até alguns dias, dependendo do tamanho dos formigueiros. Alguns formigueiros podem conter até centenas de milhares de indivíduos. Pouco pode ser feito para controlá-los, o que pode virar um incômodo, embora não cheguem a representar ameaça às pessoas.

Erros comuns

Os cupins são geralmente confundidos com formigas aladas, mas as diferenças entre os dois insetos podem ser notadas caso sejam analisados de perto. As formigas são ligeiramente mais finas na porção média do corpo, tendo os três segmentos divididos de forma bem distinta. Os cupins são mais espessos, dando a impressão de que têm apenas dois segmentos. As formigas têm antenas curvadas, enquanto as dos cupins são retas. As asas frontais das formigas aladas são maiores que as traseiras, enquanto que os dois pares de asas dos cupins são do mesmo tamanho.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível