Tipos de poder de liderança em enfermagem

Escrito por steph radabaugh | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de poder de liderança em enfermagem
Uma supervisora de enfermeiras frequentemente usa muitos chapéus de poder dentro de um cenário hospitalar (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Liderança desempenha um papel crucial em todos os ambientes de trabalho, incluindo enfermagem. Uma enfermeira em um papel de liderança desempenha funções como treinamento, motivação, comunicação, avaliação, supervisão, aconselhamento e resolução de conflitos. A liderança é um processo contínuo, que envolve muitos aspectos, como treinamento e avaliação regulares dos líderes. Nem toda liderança é competente, então saber qual poder de liderança e estratégias estão sendo utilizadas dentro de uma organização é uma boa prática.

Outras pessoas estão lendo

Função

Organizações como hospitais, asilos, agências de saúde caseiras e programas de vida acompanhada têm programas de enfermagem que incluem administradores. Pelo menos um gerente deve estar disponível para manter as práticas de enfermagem e a organização em bom andamento, devido às supervisões estaduais e federais de programas de saúde. Além da fiscalização por órgãos reguladores, a má administração leva a erros caros e, em enfermagem, pode ferir pacientes. Alinhar o tipo adequado de poder e de materiais de gerenciamento com supervisores de enfermeiros diminui a chance de falha.

Tipos

Há sete tipos de poderes de liderança na enfermagem que um gerente de enfermagem pode utilizar na supervisão dos subordinados, sendo pessoal, posicional, recompensável, coercível, legítimo, referencial e poder de especialista. O pessoal é usado quando há relações pessoais construídas através da experiência ou da idade. O posicional reside apenas no fato de que a enfermeira é intitulada gerente ou supervisora e, portanto, deve conceber este papel. O de recompensa é criado pela capacidade da enfermeira supervisora de oferecer recompensas por um comportamento específico desejado. As recompensas dadas nunca devem ser por funções normais de trabalho, mas sim para o esforço extra ou resposta excepcional de emergência. Coerção é o entendimento de que a gerente de enfermagem pode e retirar privilégios ou impor penalidades, se o trabalho dos subordinados não atender aos padrões requisitados. O poder legítimo carrega a posição de que os subordinados acreditem que a gerente tem o "direito" ao poder. O poder legítimo e o posicional são muito semelhantes. O de referência é formulado pela forma como os subordinados se sentem a respeito da gerente. Subordinados que se inspiram na personalidade e nas qualidades da gerente tem uma vontade de ter uma performance semelhante. O poder de especialista é a capacidade de gerenciar outros por causa do status de especialista em assuntos específicos. Alguém que tem o poder de especialista pode muitas vezes nem estar em um papel de gerente, mas por causa de sua experiência em algo, recebe um papel de poder.

Considerações

Papéis de poder são muitas vezes misturados e podem enviar mensagens diferentes a pessoas diferentes. Enfermeiros gerentes podem sentir que têm um poder posicional, mas os subordinados podem olhar o gerente como um especialista ou um modelo, assim acrescentando um papel de poder separado. Durante avaliações anuais ou bianuais de um supervisor ou líder de enfermeiras, o diretor pode apresentar esses problemas e criar um novo plano para permitir que o supervisor faça seu trabalho com eficácia e melhore esses papéis.

Avisos

Papéis de poder podem ser perigosos quando retirados de contexto ou não realizados adequadamente. Isso pode acontecer com a recompensa ou o poder de coerção. A opção de dar recompensa pode perder o seu poder quando as recompensas se tornarem muito frequentes e assim perdendo seu poder de barganha. O poder de coerção funciona bem, mas se for lidado da maneira errada, a relação entre o gerente e os subordinados pode falhar. Os funcionários podem começar a ver o gerente como sendo rigoroso e inacessível, o que levará a uma alta rotatividade ou altas taxas de esgotamento total.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível