Tipos de pragas na agricultura

Escrito por cathel hutchison | Traduzido por débora faggioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de pragas na agricultura
Os insetos são responsáveis ​​por uma grande percentagem do dano anual à produção agrícola (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pragas na agricultura são responsáveis ​​por uma enorme quantidade de danos, e uma enorme perda de receita, a cada ano no setor agrícola. Existem muitos tipos de pragas que causam danos à agricultura, incluindo insetos, espécies de mamíferos e aves, lesmas, espécies de plantas invasoras, e doenças epidêmicas causadas por vírus. De fato, há um combate em curso entre o setor agrícola e as pragas que prejudica as plantações ou a alimentação dos rebanhos.

Outras pessoas estão lendo

Insetos

Os insetos podem causar danos diretos às culturas; esses insetos incluem hordas de pulgões e gafanhotos que descem anualmente sobre culturas de todo o planeta. Alguns insetos também podem causar danos indiretos às culturas, como as formigas lava-pés, que se associam através de uma relação simbiótica a uma espécie de cochonilhas. As formigas lava-pés protegem as cochonilhas em troca do consumo do líquido doce que estes insetos excretam. As cochonilhas atacam culturas, e a atenção das formigas lava-pés ajuda a protegê-las de predadores. Outras espécies de insetos, como mosquitos e carrapatos podem disseminar doenças e afetar os rebanhos.

Lesmas

Lesmas e caracóis são pragas que aparecem regularmente em jardins, e são também comuns no setor agrícola. As lesmas se alimentam de tudo e consomem raízes, caules, flores e folhas. Assim, uma infestação por lesmas pode ser especialmente perigosa, uma vez que são capazes de consumir e danificar quase todas as partes da planta. Elas, muitas vezes, causam os maiores danos em culturas vegetais e ornamentais. Poucos animais consomem lesmas, portanto sua proliferação dificilmente será controlada, acarretando um aumento natural da predação.

Ervas daninhas ou espécies invasoras de plantas

Ervas daninhas ou espécies de plantas invasoras e indesejáveis podem se infiltrar e competir com as espécies plantadas em lavouras e, assim, causar uma redução na produtividade, e, portanto, da receita. Exemplos de ervas daninhas comuns incluem a morugem comum, que muitas vezes concorre com o trigo e outros tipos de culturas. A morugem é uma planta superficial fibrosa, cuja haste está alinhada com cerdas eriçadas. Outra é a alcachofra de Jerusalém, que frequentemente atinge a soja, o trigo e a batata. Às vezes, é cultivada em razão de seu tubérculo comestível, mas uma vez estabelecida, pode se espalhar de forma agressiva, sendo de difícil controle.

Doenças e vírus

Doenças e viroses causam uma devastação generalizada no setor agrícola. Podem, muitas vezes, se espalhar rapidamente entre as culturas e populações, sendo muito caro sua eliminação depois de estabelecidas. Exemplos recentes de doenças de grande repercussão incluem a epidemia de encefalopatia espongiforme bovina na Grã-Bretanha - também conhecida como doença da vaca louca, que causa degeneração esponjosa do cérebro e da medula espinhal - e feridas na boca, também conhecidas como ORF, o que cria uma infecção ao redor da boca em ovelhas. Doenças que têm causado devastação em culturas incluem a praga da batata, que devastou a Europa durante o século 19 e foi causa, em grande parte, da imigração de países como a Irlanda e Rússia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível