Tipos de serras de corte

Escrito por sandro puccinelli | Traduzido por thaís dalariva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de serras de corte
Essa serra de corte é uma serra manual que corta madeira e metal (electric saw image by Albert Lozano from Fotolia.com)

Construtores, carpinteiros e outros artesãos usam muitas ferramentas diferentes para realizar o seu trabalho, incluindo serras de corte, que podem cortar madeira, metal e cimento. Amadores de reparos caseiros podem aprender sobre diferentes tipos de serras de corte e quando e como usá-las em diversos trabalhos. Esse conhecimento irá garantir um resultado mais seguro e satisfatório em projetos futuros.

Outras pessoas estão lendo

Serra manual

Uma serra manual elétrica é um tipo de serra de corte, também chamada de arco de serra ou serra sabre. Ela tem uma lâmina que move para frente e para trás cortando gesso acartonado, metal, tubulação, plástico e madeira. Construtores, encanadores, carpinteiros e proprietários usam modelos manuais com ou sem fio. As opções de velocidade variáveis dão ao operador controle sobre as repetições de lâminas de 1700 GPM (golpes por minuto) até 2700 GPM.

Oficinas mecânicas usam extensivamente arcos de serra estacionários, montados em mesas e elétricos para cortar metal duro, e vários modelos são hidraulicamente resfriados e computadorizadamente programados para cortar formas de forma automática.

Serra de fita

Serras de fita são serras de corte estacionárias e motorizadas com lâminas de linhas infinitas tão estreitas quanto 2 mm de largura de corte, metade do corte de um arco de serra e de uma serra circular. A lâmina mais fina e o movimento de corte contínuo permitem um corte mais rápido e suave usando, ao mesmo tempo, menos energia. Essa máquinas de corte estão disponíveis com configurações de lâminas verticais e horizontais, dependendo do tipo de corte desejado.

Elas estão em oficinas mecânicas industriais e em oficinas em casa bem equipadas. Serras de fita com corte horizontal estão em oficinas mecânicas para cortar barras de metal e chapas parecidas com arcos de serra, enquanto serras de fita verticais frequentemente cortam madeira em carpintarias ou oficinas em casa.

Serra circular

Serras circulares vêm em modelos manuais, fixados e montados em mesas. Construtores, carpinteiros e amadores de projetos usam lâminas portáteis com fio ou sem fio para cortar tábuas de madeira e chapas compensadas. Com lâminas especiais, serras circulares podem cortar cimento, asfalto e tijolos. Oficinas mecânicas industriais também podem usar serras de corte circulares montadas em mesas com um diâmetro abrasivo largo e lâminas frias para cortar todos os tipos de metais e tubulação.

Serras circulares portáteis vêm em dois estilos, "sidewinder", com o acionamento de motor montado perpendicularmente à lâmina, e "worm-drive", com o motor montado paralelo à lâmina. A lâmina "worm-drive" geralmente tem mais torque e são comumente mais caras que as lâminas "sidewinder". As duas serras são feitas em configurações de direitas e esquerdas.

Resumo

Usando um serrote manual ou uma complexa, hidraulicamente resfriada, serra de fita computadorizada, sua primeira preocupação deve ser sempre a segurança. Mantenha a área de trabalho livre de detritos e use proteção para os olhos e uma máscara de respiração ao operar máquinas. Feche e tranque sua oficina em casa quando não estiver presente para proteger as crianças e outras pessoas de danos. Serras de corte de todos os tipos possuem um papel importante em oficinas em casa, locais de trabalho e em oficinas mecânicas industriais. Artesãos e amadores de finais de semana, da mesma forma, não poderiam concluir seus projetos sem a ajuda dessas ferramentas essenciais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível