Tipos de solução para limpar feridas

Escrito por kevin ann reinhart | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de solução para limpar feridas
Os cuidados com feridas incluem limpá-las com a solução adequada (flesh wound image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)

Feridas podem ser limpas com várias soluções que variam em sua eficácia. É seguro usar água potável e ela pode ser tão eficaz quanto água esterilizada ou salina se as duas últimas não estiverem disponíveis durante os primeiros socorros. Já no hospital, uma solução salina estéril de 0,9% é a melhor escolha, a menos que soluções salinas sejam contraindicadas. Outras soluções são preferíveis se houver uma infecção na ferida.

Outras pessoas estão lendo

Água da torneira

É seguro usar a água potável da torneira para limpar a ferida se os meios de esterilização de água não estiverem disponíveis para a pessoa que está fazendo os primeiros socorros. É preferível utilizar água na temperatura corporal porque minimiza a perda de temperatura da ferida para o paciente. Se não houver água limpa no local e o paciente for transferido e tratado rapidamente em uma unidade de saúde, é melhor simplesmente estancar o sangramento e cobrir a área machucada.

Água esterilizada

É seguro usar a água esterilizada na limpeza de feridas em qualquer lugar do corpo. Um litro de água fervida continuamente por pelo menos 60 segundos pode ser considerado estéril. Ela deve ser resfriada à temperatura corporal antes de ser usada para limpar a ferida. Uma solução de água esterilizada pode ser mantida em um recipiente fechado e refrigerado onde for possível. Ela continuará fresca e viável por vários dias.

Tipos de solução para limpar feridas
A água deve ser fervida por 60 segundos para ser considerada esterilizada (boiling water 2 image by Christopher Hall from Fotolia.com)

Solução salina esterilizada

A solução salina esterilizada vem pré-embalada para ser usada por paramédicos em campo e por profissionais de saúde em um hospital. Ela pode ser produzida fervendo duas xícaras de água por pelo menos 60 segundos e depois acrescentando uma colher de chá de sal. Essa solução pode ser usada para limpar feridas em qualquer lugar do corpo e também é possível guardá-la para uso posterior.

Tipos de solução para limpar feridas
Uma colher de chá de sal adicionada à água esterilizada produz a solução salina esterilizada (salt image by Andrey Rakhmatullin from Fotolia.com)

Betadine

A solução Betadine misturada com água esterilizada ou salina é boa principalmente para limpar feridas que infeccionaram. Misture uma parte de Betadine para pelo menos três ou quatro partes de água salina ou esterilizada, porque o Betadine puro pode ser tóxico a tecidos saudáveis. Essa solução deve ser usada para limpar feridas até que a infecção não esteja mais presente. Uma solução mais suave pode ser usada depois, nas trocas de curativo. É seguro usar o Betadine no rosto e em volta dos olhos conforme for necessário.

Solução de Dakin

A solução de Dakin é outro agente antibacteriano usado na presença de infecções. Diferentemente do Betadine, o Dakin não é seguro para ser usado próximo aos olhos. Algumas farmácias armazenam solução de Dakin, mas você pode produzi-la misturando uma ou duas colheres de chá de alvejante líquido em um litro de solução salina esterilizada. A solução deve ser ainda mais diluída antes de ser usada para cuidados com feridas: uma parte de líquido de Darkin para três ou quatro partes de água salina ou esterilizada. Essa solução também é boa para trocas de curativos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível