Tipos de tosa para poodles

Escrito por valerie a. modreski | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
Tipos de tosa para poodles
Dois poodles tosados para parecerem gemeos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Quando se trata de estilos de tosa para cães, a pelagem do poodle é a mais versátil. Há mais estilos de tosa para eles do que para qualquer outro cão. Antigamente, as tosas para poodles eram funcionais e destinadas ao bem-estar físico do cão. Hoje em dia é mais para exposições e diversão.

Outras pessoas estão lendo

Origem da tosa dos poodles

Durante os anos de 1600, poodles eram populares entre os caçadores e, muitas vezes usados ​​como retrievers para aves aquáticas. Os caçadores logo aprenderam que sua pelagem grossa era problemática na água. Para tornar a natação mais fácil e segura para o cão, os caçadores cortavam curtos seus pelos. A prática padrão era tosar a traseira do cachorro, deixando pequenas quantidades de pelo cobrindo as articulações para aquecer. A pelagem era deixada longa por cima do ombro e na área do peito para aquecimento e flutuação na água. O pelo da cabeça do cão, ou topete, era amarrado para sair dos olhos, com fita. Em 1621, o livro de Gervase Markham, "The Art of Fowling", foi altamente elogiado pelos caçadores como uma ferramenta de treinamento para o poodle retriever. Em seu livro, Markham afirma que a solução ideal seria a raspar o cão todo. Então reconsidera, dizendo: "Ele traz uma tal ternura e aconchego sobre todo o seu corpo que a água vai incomodar." A partir de então, foram criados os tipos de tosa para poodles.

Tipos de poodles

Existem poodles em várias cores e tamanhos. Poodles abrico são de uma cor laranja-queimado, como um damasco seco. O American Kennel Club padroniza três tamanhos para poodles; seu registro permite Toy, Miniatura, e poodles padrão. Os muitos estilos de tosa oferecidos para poodles podem ser feitos em qualquer tamanho ou cor do animal.

Tosas para exposição

Tipos de tosa para poodles
Uma tosa de poodle padrão continental (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Se você está planejando expor seu cão , o AKC permite um estilo de tosa oficial que tem quatro variedades. O tradicional corte do leão é o desenho para cães de exposição, e os quatro tipos são: tosa puppy, tosa continental , tosa continental modificada e tosa à inglesa.

Para exibir poodles com idade inferior a 1 ano, a tosa puppy é o padrão. Para este corte, o focinho, as patas e a base da cauda do cão são raspados. O corpo é deixado comprido e os ombros e costas se unem ao pescoço e topete. O pelo da cabeça é deixado longo e amarrado em um rabo de cavalo.

A tosa continental é muito parecida com o tosa puppy, apenas o traseiro e as patas frontais superiores são raspadas . Pompons são deixados na base da cauda e em todos os quatro tornozelos. Para a tosa continental modificada, não há pompons na base da cauda. A tosa à inglesa é mais parecida com a tosa puppy, mas as patas traseiras são divididas por uma linha paralela de 2,5 cm , raspadas acima da área dos tornozelos, joelhos e quadril. Além disso, a parte superior das patas frontais são raspadas, deixando um pompom nos tornozelos.

Tosas para poodles domésticos

Tipos de tosa para poodles
Esses poodles estão usando o corte carneirinho (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

A tosa mais popular para um poodle de companhia é a tosa útil, ou tosa canil. Para este desenho, o focinho, as patas, e na base da cauda são raspados. A pelagem do corpo todo fica curta e é aparada com tesoura. O topete e o pelo da cauda são deixados mais compridos. O comprimento ideal do pelo depende da preferência pessoal. A tosa carneirinho, também popular entre os donos de poodle, é como a de canil, mas o pelo é deixado um pouco mais comprido. O corte de verão é curto como a tosa de canil mas são deixados pompons nos tornozelos.

Existe mais uma técnica de tosa para poodles chamada " pés de poodle". Todos os quatro pés do cão são raspados perto do topo. Isso é para evitar juntar sujeira . Outra tosa recomendada é a " tosa higiênica" . Isso significa que o pelo do baixo ventre, da área genital e da abertura anal é aparado curto por razões de higiene e limpeza. Muitos proprietários também gostam de manter o focinho do cão curto para eliminar o problema da comida grudar. Tosadores também sugerem a escovação regular entre as visitas para evitar que a pelagem do cão fique emaranhada.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2016 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media