on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Tópicos sobre globalização para uma redação argumentativa

Atualizado em 21 julho, 2017

A globalização é um tópico muito debatido entre políticos e economistas. Ainda sim, suas discussões sobre as vantagens e desvantagens de uma economia global se mantêm inconclusivas. Isso acontece porque os principais tópicos de debate podem aceitar ou negar os méritos da globalização e sua natureza compreensiva permite criar bons argumentos, que podem ser usados em redações.

A globalização é a unificação das economias globais para criar uma rede global de comércio e finanças (Comstock/Comstock/Getty Images)

Promoção da especialização

A teoria econômica sugere que, mesmo que uma nação produza tudo melhor que outra ou tenha uma vantagem absoluta em relação à outra, ambas se beneficiariam ao explorar vantagens comparativas, caso se especializassem na produção de um certo produto. A globalização promove essa especialização. Ao remover as barreiras de comércio, as nações ao redor do mundo poderiam se tornar dependentes uma das outras para produzir certos bens, que beneficiariam a todas. Porém, nações especializadas em criar certos produtos que causam danos ambientais ou poluição podem se mostrar limitadas.

Loading...

Direitos humanos

Está previsto que a globalização causa um aumento drástico nas atividades ilegais, como o tráfico humano. De acordo com a Washington University de St. Louis, estima-se que dezenas de milhões de crianças são vendidas para escravidão e exploração sexual e forçadas a lutar em exércitos. Porém, a globalização também promove a propagação das crenças e valores democráticos. De acordo com um estudo de caso analisado pela mesma universidade, um nível maior de liberdade tende a melhorar o desenvolvimento econômico.

Trabalho

A globalização oferece a opção de terceirizar os trabalhos para outros países. Isso significa que o custo do trabalho irá diminuir, beneficiando os negócios, conforme os postos de trabalho são levados para outros países com salários menores. Porém, isso também promove a proliferação da tecnologia das nações mais poderosas para os países em desenvolvimento, contribuindo para um uso e uma alocação mais eficientes dos recursos. A terceirização também afeta a segurança do trabalho, já que os empregados de um certo país podem perder seus trabalhos para outros em outro país ou ter que emigrar para poder manter o trabalho.

Turismo

A globalização promove intensamente o turismo. Nações que dependem da receita do turismo receberão um adicional substancial em sua estabilidade financeira. Porém, as viagens constantes podem afetar a saúde dos turistas, já que seus sistemas imunes ficam sobrecarregados com uma variedade de diferentes patógenos. Além disso, os turistas podem trazes doenças para diferentes nações, como HIV/AIDS, aumentando as chances de uma epidemia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...