Mais
×

Como tornar a atividade de soletrar divertida para crianças que odeiam este exercício

Atualizado em 17 abril, 2017

Os alunos aprendem no ensino fundamental como se escreve uma variedade de palavras. Nos primeiros anos do ensino fundamental eles podem aprender a soletrar palavras como "porta" ou "maçã". A partir do quinto ou sexto ano, espera-se que saibam soletrar palavras mais complexas, como "fotografia" e "salsaparrilha". Enquanto soletrar é fácil para alguns alunos, outros odeiam o assunto. Como professor, você pode usar várias atividades e jogos em sala de aula e tornar mais divertido soletrar para seus alunos.

Instruções

Jogos e atividades podem contribuir para estimular seus alunos a soletrar palavras (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Faça uma corrida ortográfica em sala de aula. Divida os alunos em duas equipes. Peça a um aluno de cada equipe que vá ao quadro e soletre uma palavra dada. O aluno que soletrar a palavra corretamente recebe uma pontuação para sua equipe. Depois de cada aluno tenha ido ao quadro, dê um prêmio a equipe com mais pontos.

  2. Peça aos alunos para ficarem em círculo para jogarem o jogo da Faísca. Diga uma palavra que gostaria que fosse soletrada. Peça ao primeiro aluno para dizer somente a primeira letra da palavra, enquanto que o segundo diz apenas a segunda letra da palavra e assim por diante até que a palavra esteja completa. Instrua o aluno ao lado da criança que completou a palavra para dizer: "Faísca". Se um aluno pular uma letra, ele terá que sentar-se. Dê um prêmio para ao último aluno que ficar de pé.

  3. Escolha palavras como "borboleta" ou "oceano" e peça aos alunos para escrevê-las, formando as letras das palavras com balas e doces sortidos. Caminhe ao redor da sala de aula para ver o quão rápido eles podem usar doces para soletrar as palavras. Permita que as crianças comam o doce no final da atividade.

  4. Dê aos alunos jornais e revistas velhas. Instrua-os a recortar letras dos textos e colá-las em pedaços de papel para formar as palavras que você ditar. Dê um prêmio ao aluno que terminar primeiro.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article