Como tornar o processador mais rápido

Escrito por jack gerard | Traduzido por philipe oliveira
Como tornar o processador mais rápido

É possível melhorar a performance do processador sem a necessidade de comprar um novo hardware

processor image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com

A velocidade do processador de um computador determina o quão rápido o computador pode rodar os programas e lidar com os dados que são enviados a ele. Se o processador não está funcionando bem o suficiente para fazer com que seus programas funcionem bem, você pode pensar que sua única opção é atualizar o hardware do seu computador com um processador mais rápido. Antes de fazer isso, porém, existem algumas coisas que você pode fazer para que o processador melhore sua velocidade.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Uma das maneiras mais fáceis de tornar o seu processador mais veloz é verificar se existe uma ventilação adequada da máquina. Se as ventoinhas estão obstruídas por poeira ou não estão funcionando corretamente, o computador pode elevar a temperatura no interior do gabinete significativamente, e quanto maior a temperatura, menor a performance do processador.

  2. 2

    Outra solução possível é verificar a potência produzida da fonte de alimentação que você está usando. Todos os sistemas do computador precisam partilhar a energia que é produzida pela fonte de alimentação, e a instalação de uma fonte de alimentação que produza mais energia irá permitir que mais energia possa ser usada pelo processador e, por sua vez, será capaz de processar dados mais rapidamente.

  3. 3

    A instalação de uma placa de vídeo e placa de som (ou atualização da placa de vídeo e som para modelos mais potentes) também pode aumentar drasticamente a velocidade de seu processador. Sua placa de vídeo e placa de som vão processar o vídeo e o som para seus programas em vez do processador, permitindo que o seu processador se concentre em outras tarefas.

  4. 4

    A atualização da memória RAM em um computador também pode ajudar a tornar o processador mais rápido. Ao aumentar a quantidade de memória que está disponível para o computador, o processador será capaz de armazenar mais dados na memória de uma só vez, e será capaz de processar os dados mais rapidamente do que seria se fosse precisar carregá-lo a partir do disco rígido ou outra fonte de dados.

  5. 5

    Uma outra opção para tornar um processador mais veloz sem a necessidade de atualizar o processador é o overclock da CPU. O overclock consiste em fazer com que o processador funcione em uma tensão maior e com um clock interno mais rápido do que o que estava originalmente programado para trabalhar. O processo é feito através da BIOS do seu computador durante a sequência de boot. O aumento da tensão do processador e da velocidade do clock é feito em pequenas quantidades por vez e, em seguida, o computador é reiniciado para garantir que não há nenhum problema com o processador rodando com o novo valor de tensão e clock. Estes dois itens devem ser ajustados individualmente em incrementos pequenos, nunca ajuste ambos em um passo só, pois você não saberá qual valor está incorreto se houver algum problema. Deve-se notar que algumas placas mãe não permitem esse processo de overloking.

Dicas & Advertências

  • Se optar por realizar o overclock do processador, tenha certeza de que há ventilação suficiente para manter a temperatura interna em níveis seguros e evitar o superaquecimento do processador e um potencial dano.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media