O que é uma torre de celular 3G?

Escrito por lou martin | Traduzido por gustavo ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma torre de celular 3G?
Graças às antenas 3G você pode se comunicar através do celular (Plustwentyseven/Digital Vision/Getty Images)

Uma torre de celular de terceira geração, mais conhecida como 3G, é uma estação de transmissão de dados para telefones móveis equipados com funcionalidades e tecnologias de rede 3G. A interface destas torres com os telefones é feita com dois protocolos, cada um transfere dados em diferentes velocidades. Mesmo tendo sido construídas na era da comunicação 3G, estas torres também suportam a tecnologia 2G.

Outras pessoas estão lendo

Bastidores

As torres de celular começaram a aparecer nos anos 80 quando a comunicação por telefones móveis estava engatinhando. As primeiras torres de rede sem fio, conhecidas como primeira geração ou 1G, suportavam apenas transmissão de voz analógica. Estas transmissões eram enviadas e recebidas pelas torres projetadas especificamente para lidar com transmissões analógicas. A rede 2G e suas tecnologias foram lançadas nos anos 90 e usavam transmissão de voz digital e dados limitados. A rede 3G e suas tecnologias, inclusive as torres, apareceram no começo dos anos 2000 e tornaram a transmissão de voz e dados digitalmente em altas velocidades uma realidade.

Gerações

No momento desta publicação, as redes sem fio 4G têm sido desenvolvidas e começam a ter seu uso. De qualquer forma, a rede 3G e suas tecnologias é dominante nas comunicações sem fio. Oficialmente, 2G e 3G são separadas; cada uma com sub-gerações conhecidas como 2.5G e 3.5G. Estas introduziram protocolos que transferem dados mais rapidamente do que os usados durante o lançamento oficial de suas gerações. Por exemplo, os protocolos 2.5G General Packet Radio Service e o Enhanced Data for Global Evolution melhoraram a velocidade de transferência de menos de 20 Kbps para próximo de 90 Kbps. Os protocolos do 3.5G elevaram a velocidade oferecida do 3G de 144 Kbps para 14 Mbps. Todas as torres 3G em uso são capazes de lidar com protocolos HSDPA e UMTS.

Usos

Todas as torres de celular 3G são capazes de interagir com dispositivos móveis equipados com esta tecnologia, compartilhando dados para diversas funções, incluindo navegação, troca de mensagens e ligações telefônicas. Chamadas e mensagens, sejam de texto ou multimídia, são enviadas e recebidas por uma torre de celular, que envia os dados para um satélite. O satélite envia os dados para a torre de celular apropriada, que envia a mensagem para o telefone celular. Torres 3G também interagem com celulares equipados com tecnologia GPS, que usa uma combinação de satélites e sinais de torres de celular para ter funcionalidade navegacional.

Miscelânea

Com o avanço da comunicação móvel sem fio e o crescimento do número de usuários, se tornam necessárias mais torres. Se estiver numa área onde há poucas torres, você experimentará períodos de baixa ou nenhuma recepção. As torres 3G são bem equipadas para um grande número de conexões, mas há um limite de tráfego que podem suportar. Quando a torre está sobrecarregada, sua transmissão de voz e dados é enviada para outra torre, o que pode resultar em transmissão mais lenta e queda de chamadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível