Mais
×

Como fazer a Torre de Pisa em um projeto de artesanato

Atualizado em 19 julho, 2017

As crianças irão gostar de aprender e criar a sua própria torre inclinada de Pisa, usando sua criatividade e habilidades para resolver problemas. Inicialmente, quando a Torre de Pisa foi construída, ele não se inclinava. Como o edifício foi construído em terreno macio inadequado para uma torre tão pesada, o solo compactou-se sobre si mesmo, fazendo com que a torre se inclinasse precariamente. A Torre de Pisa ainda está de pé porque a terra que a apoia não se compacta mais, e houve a assistência adicional de um suporte arquitetural.

Instruções

Faça uma atividade artística com a Torre de Pisa (Leaning Tower of Pisa image by Mike & Valerie Miller from Fotolia.com)
  1. Imprima imagens da Torre de Pisa e exiba ao redor da área de trabalho, para que as crianças usem como inspiração enquanto trabalham. Junto com a impressão das fotos da torre, imprima várias cópias da página de colorir (ver referências), o suficiente para cada criança.

  2. Reúna os materiais necessários para o projeto. Será necessário papel branco e azul, limpadores de cachimbo brancos, cola, tesoura, além de marcadores e lápis de cor. Coloque o material em um local facilmente acessível para as crianças.

  3. Discuta com as crianças a construção da torre e a razão pela qual ela se inclina hoje. A Torre de Pisa, é um verdadeiro exemplo de arquitetura romanesca, construída de pedra calcária coberta de mármore. Há oito andares na torre, cada um decorado com colunas e arcos. Como as crianças acham que a torre poderia ter sido construída de forma diferente, para não inclinar? Será elas crianças pensam que a torre de Pisa não seria tão famosa quanto é hoje se não fosse inclinada?

  4. Explique às crianças que elas criarão suas próprias Torres de Pisa em um pedaço de papel azul. Elas irão cortar os andares da torre com cartolina branca e colá-los no papel azul.

  5. Corte os limpadores de cachimbo brancos em pedaços pequenos e use para criar os arcos e colunas que decoram cada andar da torre. As crianças podem usar as imagens da torre para ajudá-los a fazê-la o mais realista possível. Cole os limpadores de cachimbo no papel.

  6. Use giz de cera ou marcadores para desenhar ao redor da torre de Pisa. Peça para que elas desenhem um fundo para a torre junto com o primeiro plano, ou o chão no qual ela está.

  7. Mostre a torre finalizada ao redor da área de trabalho, próximo às fotos da verdadeira torre inclinada de Pisa para que as crianças possam apreciar.

Dicas

  • Deixe as crianças que já terminaram a atividade colorirem o desenho da torre de Pisa, o que permite que o resto das crianças completem suas criações.

O que você precisa

  • Imagens da Torre de Pisa
  • Papel branco
  • Papel azul
  • Limpadores de cachimbo brancos
  • Tesoura
  • Cola
  • Marcadores
  • Giz de cera
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article