Mais
×

Como transformar uma corrente direta (DC) de 12 V em uma de 5 V ou 6 V

Atualizado em 20 fevereiro, 2018

Muitos dispositivos eletrônicos - como celulares e dispositivos portáteis de música - obtêm energia através de um cabo adaptador de corrente direta (DC). Esses aparelhos exigem uma maneira de converter uma fonte de energia DC que é maior do que os cinco ou seis volts necessários para carregá-los. Uma maneira simples de converter uma fonte de DC de 12 volts em uma de 5 ou 6, sem usar um adaptador, é através de um circuito divisor de tensão em conjunto com uma bateria.

Instruções

Resistores ligados em série podem criar um circuito divisor de tensão (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Corte cinco pedaços de fio, cada um com, pelo menos, 15 cm de comprimento. Remova 1,5 cm do material isolante.

  2. Torça uma extremidade do primeiro fio junto com uma das extremidades do segundo e com um dos terminais do primeiro resistor. Faça a crimpagem de um terminal de anel na extremidade livre do segundo fio, e identifique-o com a letra "N".

  3. Torça o terminal livre do primeiro resistor com um dos terminais do segundo. Em seguida, torça o terminal livre do segundo junto com um dos terminais do terceiro, e o do terceiro com um dos terminais do quarto. Finalmente, torça o terminal livre do quarto resistor com um dos terminais do quinto.

  4. Torça o terminal livre do quinto resistor com uma das extremidades do terceiro fio, e com um dos terminais do sexto resistor. Faça a crimpagem de um terminal de anel na extremidade livre do terceiro fio e identifique-o com o número "5".

  5. Torça o terminal livre do sexto resistor com uma das extremidades do quarto fio, e com um dos terminais do sétimo resistor. Faça a crimpagem de um terminal de anel na extremidade livre do quarto fio e identifique-o com o número "6".

  6. Torça o terminal livre do sétimo resistor com um dos terminais do oitavo. Continue torcendo os quatro terminais restantes na mesma sequência mencionada no Passo 5.

  7. Torça o terminal livre do décimo segundo resistor com uma das extremidades do quinto fio. Prenda a extremidade solta do primeiro fio ao terminal negativo da bateria. Em seguida, prenda a extremidade livre do quinto fio ao terminal positivo da bateria.

Dicas

  • Para obter 5 V de energia, conecte o terminal em anel identificado como "5" ao terminal positivo da entrada do dispositivo. Em seguida, conecte aquele identificado como "N" ao terminal negativo. Para obter 6 V, conecte o terminal em anel com "6" ao terminal positivo da entrada do dispositivo, de modo que o terminal negativo esteja conectado ao terminal em anel identificado com "N".

O que você precisa

  • Bateria de 12 volts
  • Fiação elétrica
  • Alicate de crimpagem
  • 3 terminais de anel
  • 12 resistores de 10 ohms
  • Caneta permanente
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article