Tratamento de acne com tetraciclina

Escrito por lisa sefcik | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento de acne com tetraciclina
O tratamento da acne com tetraciclina é eficaz, mas pode ter efeitos colaterais leves e graves (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

As novas terapias com laser e luz oferecem esperança para quem sofre com acne e deseja evitar o uso de pomadas tópicas, bem como para aqueles que têm acne grave. Contudo, o tratamento sistemático com antibióticos é um método eficaz para reduzir a oleosidade, particularmente quando usado em conjunto com uma boa higiene e outras terapias. A tetraciclina é um dos antibióticos antigos usados para tratar acne de gravidade média à severa. A vantagem da tetraciclina é que ela tem longo alcance, reduzindo a acne não somente no rosto mas também em outras partes do corpo. No entanto, seu uso pode ter alguns efeitos colaterais, perigos e restrições.

Outras pessoas estão lendo

Como a tetraciclina funciona

A acne é o resultado de três fatores: superprodução de sebo na pele, acúmulo de células mortas da pele que irritam os folículos de pelo e o desenvolvimento de bactérias. Os antibióticos orais, como a tetraciclina, matam as bactérias que causam a formação da acne. Os antibióticos também bloqueiam certas células do sistema imunológico, o que em troca, diminui a inflamação associada às acnes.

Dosagem de tetraciclina e uso

Uma dose típica de tetraciclina começa com 500 a 1000 mg por dia, diminuindo conforme a acne melhora no paciente. Doses maiores podem ser usadas em pacientes com acne mais grave. O uso por um período longo, com uma dosagem menor de tetraciclina, pode ser eficaz por muitos meses, especialmente quando em conjunto com outras terapias para a acne.

Efeitos colaterais leves

O efeito colateral mais comum do uso de tetraciclina é o incômodo gastrointestinal, incluindo dor de estômago, náusea, vômitos e diarreia. Esses sintomas podem ser prevenidos ou reduzidos ao se tomar o medicamento com comida e água. Outros efeitos colaterais leves podem incluir dores ou inchaço perto do reto ou da área genital. As mulheres podem ter corrimento.

Os perigos da tetraciclina

Alguns pacientes podem ter uma reação alérgica à tetraciclina, como urticária, dificuldade para respirar, inchaço do rosto e da boca. A tetraciclina também pode causar reações não alérgicas, como dores de cabeça, sintomas da gripe, perda de apetite, ferimentos que ocorrem facilmente ou sangramento, bolhas ou pele descascada, dores graves na parte superior do estômago e micção irregular ou ausente. Pacientes que sofrem com efeitos colaterais graves devem parar de ingerir esse medicamento e entrar em contato com o médico.

Preocupações nas mulheres

As mulheres que estão ou desejam ficar grávidas não devem tomar tetraciclina, pois ela pode causar danos ao feto, por meio da descoloração permanente dos dentes. Também pode chegar ao leite materno, afetando o desenvolvimento ósseo e dentário das crianças, bem como o seu crescimento. A tetraciclina pode tornar um medicamento contraceptivo oral menos eficaz, por isso é aconselhável usar um método não hormonal, como preservativo ou diafragma.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível