Tratamento fitoterápico da coccidiose em caprinos

Escrito por marie sberna | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento fitoterápico da coccidiose em caprinos
A manutenção de ambientes limpos para os caprinos ajuda a evitar as infestações de parasitas (Goat image by Daniel Mortell from Fotolia.com)

Um dos problemas mais sérios enfrentados pelos criadores de caprinos é o controle de parasitas. A escolha de tratamentos eficazes com medicamentos diminuiu com a resistência que se desenvolveu nos parasitas. Consequentemente, os proprietários de caprinos estão se voltam para os tratamentos herbais alternativos para ajudar a controlar infestações de parasitas em seus rebanhos.

Outras pessoas estão lendo

Coccidiose

A coccidiose é uma doença que resulta da invasão e destruição do revestimento mucoso do intestino delgado por protozoários -- organismos unicelulares -- parasitas que quase sempre estão presentes no ambiente dos caprinos. Quando um caprino é infectado por esses parasitas em pequenos números, os coccídios causam bem pouco dano e nenhuma doença. Mas quando os coccídios são em grande número, o resultado e a doença chamada coccidiose. Todos os caprinos são portadores de coccídios em pequeno número. Os caprinos adultos tipicamente são fortes o suficiente para resistir aos parasitas, ao contrário dos filhotes que ainda não desenvolveram um sistema imunológico forte o suficiente. Coccídios são específicos de uma espécie, o que significa que o tipo que infecta caprinos não afeta o gado bovino, equinos ou suínos. Mas os coccídios de ovinos podem ser responsáveis por alguns problemas em caprinos.

Sintomas de coccidiose

Se o filhote estiver levemente infectado ele pode se isolar, curvar-se ou ter diarreia Quando a infestação é aguda, o sangue será evidente na diarreia e o animal pode ficar desidratado e esforçar-se para evacuar. Se a coccidiose for muito aguda, a morte pode ocorrer em 24 horas. Outros sintomas são: palidez ou gengivas esbranquiçadas, pelagem embotada, baixa produção de leite, fezes encaroçadas, recusa-se a se alimentar, os pelos são felpudos, apatia, temperatura abaixo do normal ou ligeiramente elevada, não rumina, desidratação, tosse crônica e edema pendular embaixo da mandíbula.

Prevenção ambiental

O controle adequado é a chave para prevenir a grave infestação de coccidiose. O cercado dos caprinos deve ser mantido sempre limpo e seco. Mantenha bebedouro e comedouro limpos, a uma altura suficiente para que os animais não os pisem ou sujem. Se você suspeitar que a pastagem foi contaminada, troque-a com outras espécies. Outra espécie animal comerá as larvas dos parasitas de caprinos, matando-as.

Tratamento da Molly Herbal

Proprietários americanos de caprinos tiveram grande sucesso com vermífugos fitoterápicos, principalmente porque os parasitas não desenvolvem resistência a ervas como ocorre com medicamentos químicos. O vermífugo da Moly's Herbal contém noz-preta, que é resistente a muitos tipos de parasitas, vermes e insetos.

Administração de tratamento da Molly's Herbal

Misture as ervas com água suficiente para que as absorva bem na seringa de embebição. Administre a quantidade recomendada em mililitros para cada filhote. Pode-se adicionar pequena quantidade de pó às ervas. A Molly's Herbal é uma empresa americana, caso seus produtos não estiverem disponíveis com facilidade, no Brasil contamos com muitos fornecedores de fitoterápicos para substituí-los.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível