Mais
×

Remédio caseiro para diarreia em filhotes de cabras recém-nascidos

A chegada de filhotes de cabra geralmente é um período alegre na sua fazenda ou propriedade rural, a menos que os bebês desenvolvam diarreia. Caracterizada pela presença de fezes líquidas brancas, amarronzadas ou amarelas, a diarreia pode causar desidratação rápida e causar a morte do filhote a menos que você forneça tratamento imediato na forma de fluidos de eletrólitos.

A diarreia pode matar filhotes de cabras (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Ingredientes

Quando o filhote estiver com diarreia, líquidos, energia e minerais essenciais saem do corpo rapidamente em grandes quantidades. Assim, um remédio caseiro de qualidade para a diarreia em um bebê cabra deve, minimamente, incluir fluidos, energia e eletrólitos, que são substâncias no corpo do animal que fazem com que ele funcione corretamente. De acordo com Gail Damerow, autor de "Your Goats" ("Suas cabras"), um remédio caseiro básico para esse problema inclui água, xarope de milho leve, sal e bicarbonato de sódio.

A água fornece os fluidos essenciais que sua pequena cabra está perdendo tão rapidamente, e o xarope de milho é uma fonte vital de energia. Embora inclusos em menores quantidades, o sal e o bicarbonato de sódio são essenciais porque fornece dois eletrólitos importantes: o sódio e o bicarbonato. De acordo com Susan Schoenian, espelista em ovelhas e cabras dos Serviços de Extensão da Universidade de Maryland, a morte em bebês cabras tipicamente resulta de desidratação acoplada com ácido corporal excessivo, ou acidose. O bicarbonato de sódio ajuda seu filhote e manter níveis normais de ácido no corpo.

O processo

A limpeza é essencial ao preparar uma bebida caseira de eletrólitos. A falta de higiene e mamadeiras de leite sujas frequentemente causam diarreia nos filhotes de cabra, então, lave abundantemente com água quente e sabão todas as bacias, mamadeiras e bocais que você for usar para fazer a bebida e o tratamento. Ferva a água antes de misturar os outros ingredientes, pois isso permite que eles se misturem mais prontamente com o líquido. Alimentar o animal com mais frequência e em porções menores ao longo do dia garante que seu filhote de cabra receba pequenas, mas frequentes quantidades de líquidos, energia e eletrólitos, que promovem uma recuperação mais rápida. Uma vez que você tipicamente não sabe a causa da diarreia, certifique-se de não dar mais leite ao animal neste período, pois ele pode estar contribuindo para a doença do filhote.

Seu bebê cabra deve começar a demonstrar melhora dentro de 24 a 48 horas após o começo do tratamento, e as fezes devem começar a ficar mais espessas, saindo em bolinhas ou pelotas. Observe quanto a sinais de desidratação excessiva — olhos fundos, apatia extrema, pele que permanece manchada quando você a aperta, ou gengivas secas — durante este período. Se o filhote apresentar esses sinais, leve-o ao veterinário imediatamente, uma vez que os fluidos orais não estão fornecendo hidratação e eletrólitos rápido o suficiente e a morte é provável se ele não receber fluidos subcutâneos ou intravenosos prontamente.

Uma etapa que costuma ser esquecida ao fazer tratamentos caseiros para diarreia em filhotes de cabras é encontrar e eliminar a causa inicial da condição em si. Examine o ambiente do animal cuidadosamente. Embora algo simples, como estar com frio, não se alimentar regularmente ou comer demais pode ter sido a causa para a diarreia, vermes ou coccidiose, que são doenças parasitárias que geralmente exigem diagnóstico e tratamento veterinário, podem ser as responsáveis.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article