Tratamento para torção de tornozelo

Escrito por gregory hamel | Traduzido por guilherme maluf
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Tratamento para torção de tornozelo
Em uma torção, os ligamentos são esticados mais do que o normal (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Uma torção de tornozelo acontece quando os ligamentos da região são esticados além da sua capacidade normal de movimento e se tensionam muito ou se rompem. Entorses no tornozelo resultam em dores e na incapacidade de suportar peso sobre a perna machucada, e tomar as medidas corretas imediatamente após a lesão é crucial para acelerar o máximo possível a recuperação.

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RGCE

O primeiro tratamento caseiro para um tornozelo torcido é o conjunto de repouso, gelo, compressão e elevação (RGCE). Com a torção, os tecidos se inflamam e tendem a inchar, o que é ruim para a recuperação, e a ficar roxos e, por isso, o gelo ajuda a reduzir o inchaço e facilitar a cura. A primeira coisa a fazer após o entorse é retirar todo o peso do pé e se sentar. É bom não apoiar muito peso sobre o pé torcido por alguns dias e fazer o uso de uma muleta, ajudando a descansá-lo.

A próxima providência é elevar o seu pé, de preferência acima do nível de seu coração, já que o fato de o seu pé estar perto do chão permite que sangue e fluidos corram para lá, aumentando o inchaço. Apoiá-lo sobre uma cadeira com almofada fará com que a gravidade atue contra a dilatação da área, junto com uma aplicação de gelo o mais rápido possível, por 15 minutos. Dependendo de em que lugar você se lesionou, o gelo pode não estar disponível no momento e, enquanto espera, lembre-se de manter a perna elevada e comprima-a. Essa compressão pode ser feita com uma faixa elástica. Quando o gelo estiver à disposição, aplique por 15 minutos em intervalos de algumas poucas horas e deixe a compressa na perna enquanto não estiver com o gelo.

Fisioterapia

O tratamento de RGCE ajudará ao tornozelo se recuperar rapidamente, mas, uma vez que a dor passe e seja possível apoiar peso sobre ele, você não deve voltar rapidamente às atividades físicas normais. Estimule a flexibilidade e os movimentos do tornozelo esticando a panturrilha e o tendão de Aquiles: coloque suas mãos na parede com uma perna para frente e outra para trás e dobre os joelhos para um bom alongamento. Por alguns minutos do dia, fique em um pé só para melhorar o equilíbrio e a memória muscular, já que, quando se torce o tornozelo, nervos podem ser danificados, prejudicando a estabilidade e aumentando a chance de lesões futuras. Ficar sobre um pé só fortalece os músculos do pé e do tornozelo e ajuda a evitar novas torções. Não volte a fazer atividades como corrida ou esportes até que consiga andar normalmente sem dor ou desconforto.

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