Tratamentos para doenças atópicas em cocker spaniels

Escrito por regina sass | Traduzido por bruno souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamentos para doenças atópicas em cocker spaniels
A dermatite atópica pode causar diversos problemas em seu cocker spaniel (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Qualquer raça de cachorro pode apresentar dermatite atópica, mas essa doença é muito mais comum em cocker spaniels. Há vários fatores que podem causar sintomas semelhantes, por isso, veterinários costumam agir pelo processo de eliminação para obter um diagnóstico preciso. A dermatite atópica causa muita coceira, levando o animal a coçar-se, abrindo buracos em sua pele, o que costuma chamar a atenção do dono imediatamente.

Outras pessoas estão lendo

Definição

A dermatite atópica é uma condição genética em que o animal tem um forte prurido na pele. Ela pode tanto ser um problema sazonal, desencadeado pelo pólen, ou não sazonal, desencadeado por substâncias comuns em sua casa, como poeira e fumaça de cigarro. Os cães podem coçar diversas partes do corpo, mas é mais comum que o prurido afete as orelhas e dobras dos lábios e pés.

Corticosteroides

Os corticosteroides, ou esteroides, como a cortisona são alguns dos métodos de tratamento mais comuns contra a dermatite atópica em cocker spaniels. Eles trabalham rapidamente e são muito eficazes em aliviar a coceira. No entanto, não é recomendável que eles sejam usados ​​a longo prazo, pois apresentam efeitos colaterais grave, forçando o animal comer, beber e urinar com mais frequência .Os esteroides também podem causar mudanças no comportamento do cachorro, e levar a doença hepáticas, renais, oculares e de articulação ao longo do tempo.

Anti-histamínicos

Anti-histamínicos podem ser úteis para cães, assim como para seres humanos, mas drogas desenvolvidas exclusivamente para pessoas não funcionam da mesma forma em animais. Elas costumam ter uma eficácia muito mais lenta em cães. Em seres humanos, os resultados são sentidos quase imediatamente, mas em cães podem levar até duas semanas, pois as substância precisam ser acumuladas no corpo do animal para exibirem algum resultado. No entanto, com algumas poucas exceções, os anti-histamínicos são seguros a longo prazo. Embora os anti-histamínicos comercializados no mercado sejam quase os mesmos, é preciso estar atento à dosagem, que difere de um medicamento para o outro e tem que ser monitorada por um veterinário.

Ciclosporina

A ciclosporina é exatamente o mesmo medicamento utilizado para o tratamento de olho seco. Para a dermatite atópica, ela vem em forma de cápsulas em vez de gotas. A ciclosporina também é uma das drogas mais eficazes para combater essa doença, funcionando bem em cerca de 75% dos casos, além de ser fácil de administrar e necessitar de apenas uma ingestão por dia. No entanto, esse remédio costuma ser caro e pode demorar até dois meses para surtir feito. Ele geralmente também apresenta efeitos colaterais.

Injeções para alergia

Depois de testar seu cão para verificar se ele é alérgico, injeções podem ser dadas para que o animal possa torna-se imune à substância que causa a alergia atópica. Esse teste pode ser feito de diferentes maneiras, como um teste de puntura (TP), semelhante ao realizado em seres humanos.Cerca de 60 alérgenos diferentes são inseridos sob a pele do cão e aquele que produzir a coceira é identificado como o culpado. O veterinário também pode optar por realizar um exame de sangue. Injeções costumam ajudar em cerca de 70% dos casos, mas o cão ainda pode precisar tomar anti-histamínicos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível