on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Tratamentos naturais para piolhos em ovelhas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Piolhos ovinos são parasitas comuns que podem se espalhar rapidamente de uma ovelha para um rebanho inteiro. Eles diminuem a quantidade e qualidade da produção de lã e são muito difíceis de erradicar. Embora não existam tratamentos naturais eficazes conhecidos, uma estratégia integradora pode reduzir a quantidade de inseticidas utilizados para combater piolhos em ovelhas.

Piolhos podem se espalhar rapidamente de uma ovelha para um rebanho inteiro (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Descrição

Piolhos ovinos (Bovicola ovis) são um parasita comum que se alimentam da pele de ovelha e põe os ovos em sua lã. Os adultos são brancos ou marrons avermelhados, com cerca de 2 milímetros de comprimento, e são transmitidos através do contato direto com ovinos infectados. Populações de piolhos são maiores e mais ativas no inverno e menores e mais reservadas no verão, embora o corte é o principal fator que determina o seu número.

A lã de ovelha infectada perde cerca de 10 por cento em quantidade e valor. Uma ovelha infectada pode desenvolver anemia. O dano real feito por piolhos de ovinos são as fibras emaranhadas e lacerações na ponta do grampo.

Loading...

Tratamento

Embora estejam disponíveis muitos produtos químicos para o tratamento de piolhos, existem poucos métodos para o tratamento natural. Por isso, uma abordagem integrada é altamente recomendável. Produtos contendo diazinon já foram populares, mas foram suspenso para o uso de imersão ou jateamento, devido aos riscos a saúde dos ovinos e humanos.

Separe e deixe de quarentena ovelhas novas, para evitar o contato com as outras ovelhas do rebanho. Suspeite de todas as novas ovelhas e inspecione-as de perto por seis meses antes de integrá-las a um grupo maior. Isso reduz o risco de propagação de piolhos para todo o rebanho.

Quase 90 por cento dos piolhos são removidos durante o corte. Por isso, tratamentos tópicos, são mais eficazes logo após corte, quando as populações estão vulneráveis ​​a aniquilação total. Siga todas as indicações dos produtos químicos, e limite o seu uso a seis meses antes do corte, e suspenda o seu uso nos três meses anteriores ao corte.

Encharcar a lã com água pode afogar metade de todos os piolhos vivos e ovos perto de eclosão, porém não afeta ovos mais novos.

Considerações

Um piolho fêmea vive cerca de 30 dias e coloca de 10 a 20 ovos durante sua vida, os quais estão ligados a fibra de lã e eclodem em cerca de 10 dias. Em grandes populações infectadas, é amplamente recomendado aplicar, com segurança, o tratamento o mais cedo possível e evitar o uso de tais tratamentos três meses antes do corte.

Ovelhas também são suscetíveis a piolhos de pé (Linognathus ovillus e Linognathus pedalis), embora sejam de preocupação menor.

Loading...
Loading ...
Loading ...