Tratamentos recomendados após uma mastectomia dupla

Escrito por rajrupa ghosh | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Após a remoção dos dois seios, devido a uma mastectomia dupla, seja pelo câncer ou pelo simples risco, os médicos por vezes indicam que as pacientes tentam fazer a reconstrução das mamas para reduzir as cicatrizes e os tecidos remanescentes. As mudanças físicas e emocionais que acompanham o procedimento podem ser tratadas de diversas maneiras, dependendo da paciente e da condição.

Outras pessoas estão lendo

Acompanhamento

A mulher que tiver retirado os seios precisará de um certo tempo para se recuperar. O primeiro ponto significante a se tratar logo após a operação é o local da cirurgia. É necessário ter o cuidado de usar os curativos apropriados e limpar os curativos que cubram o local. É comum haver acúmulo de sangue e fluidos após esse tipo de cirurgia, e alguns passos precisam ser tomados para facilitar a drenagem de fluidos durante o período de cicatrização. A quantidade de fluidos drenados precisa ser medida e passada ao médico, para que ele possa checar se está tudo dentro dos conformes. Nesse estágio, o tratamento também inclui a administração de remédios para controlar a dor e ajudar na recuperação do paciente. É necessário prestar atenção nos detalhes e informar o médico prontamente se houver sinais de infecção no local da cirurgia. Alguns pacientes sentem o braço adormecido, perto do peito, devido aos danos causados aos nervos. Assim, o braço pode inchar, devido à remoção dos linfonodos, e isso precisa ser tratado com terapia. Será necessário restringir os movimentos e evitar usar roupas muito apertadas no peito. A paciente precisará de meias cirúrgicas para evitar a formação de coágulos nas pernas e pés, e, durante o banho, é fundamental tomar cuidado, para manter a área seca.

Tratamento psicológico

Sentimentos constantes de depressão, perda e desamparo costumam acompanhar quaisquer tipos de mastectomia. Como o seio simboliza as características femininas e a capacidade de nutrir uma vida, muitas pacientes sentem que perderam sua identidade como mulheres, por conta da cirurgia. A psicoterapia e sessões de terapia regulares, ou até mesmo de terapia em grupo, podem ajudar a mulher a restaurar sua confiança, pois ela pode se sentir menos isolada e mais completa, o que ajuda a seguir com a vida.

Próteses e reconstrução mamária

Para dar à paciente o visual de uma mulher com seios, os médicos podem recomendar o uso de enchimentos ou de cirurgia de reconstrução do seio. Com o enchimento, a paciente poderá ter a sensação de ter seios naturais, sem dor, com enchimentos de fibra, espuma ou gel, de qualquer formato, tamanho ou cor para qualquer roupa íntima. Por vezes, a paciente passa pela cirurgia de reconstrução, uma cirurgia plástica na qual os seios são reconstruídos a partir do tecido remanescente, seja imediatamente após a mastectomia ou bastante tempo após o procedimento.

Cuidado pós-operatório

Quando o local cicatrizar e a área secar, a paciente deve começar a massagear a área com óleo ou creme todos os dias. Isso ajudará a manter a pele macia e evitar a formação de fibrosidades na área. Após muitas semanas de pós-operatório, o cirurgião pode recomendar o uso de um sutiã de apoio. Em alguns casos, é necessário usar um que dê sustentação o tempo todo, enquanto, em outros, um sutiã normal deverá ser usado apenas durante o dia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível