Que tipos de exercício posso fazer após uma histerectomia?

Escrito por gail sessoms | Traduzido por nathalia antunes
Que tipos de exercício posso fazer após uma histerectomia?

A recuperação após uma histerectomia leva pelo menos seis semanas

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

A histerectomia é a cirurgia realizada para remover o útero da mulher. O tipo de cirurgia e o método usado para removê-lo dependem do histórico clínico da mulher e da razão do procedimento. As formas de exercícios físicos que são permitidas durante a recuperação dependem do tipo de procedimento e das recomendações do médico. Para a maioria das pacientes, é apropriado exercício moderado com algumas restrições.

Outras pessoas estão lendo

Procedimentos da histerectomia

Uma histerectomia total remove por inteiro o útero e o colo dele. A remoção apenas da parte superior é chamada de histerectomia parcial. A histerectomia radical remove todo o útero, a região superior da vagina e o tecido ao redor do colo. A técnica que seu médico vai utilizar pode ser abdominal, vaginal ou laparoscópica. Cada procedimento envolve fazer incisões e remoção do útero através delas. As patologias que podem exigir histerectomia incluem miomas, câncer de útero ou de outros órgãos reprodutivos, endometriose e sangramento vaginal anormal.

Recuperação

As mulheres geralmente permanecem no hospital por pelo menos um ou dois dias depois dessa cirurgia, mas as que se submetem ao procedimento por causa de câncer muitas vezes permanecem internadas por um longo período. O site Womens Heath recomenda que você faça bastante repouso após a cirurgia e que evite banhos de banheira, relações sexuais e levantar objetos pesados durante seis semanas. O período de recuperação para histerectomia abdominal é de quatro a seis semanas. A vaginal ou laparoscópica requerem de três a quatro semanas de repouso. Pode ser bom fazer exercício limitado durante o período de recuperação, sempre com a aprovação do seu médico.

Exercício

Fazer exercício moderadamente pode ajudar a acelerar o processo de sua recuperação após a histerectomia, fortalecendo os músculos em suas costas e abdômen, aliviando a dor e o desconforto e controlando o peso. No entanto, a MedlinePlus recomenda não correr, levantar pesos de mais de 10 quilos, fazer abdominais ou se envolver em qualquer atividade que a deixe tensa ou com respiração ofegante. Você deve evitar trabalhos domésticos pesados ou exercícios cansativos até que se recupere totalmente, ou até que seu médico a libere.

Exemplos

Assim que se sentir capaz, você pode se exercitar fazendo caminhadas curtas e aumentando gradualmente seu nível de atividade. Faça exercícios pélvicos para fortalecer os músculos da pelve, contraindo os músculos vaginais como se tentasse parar o fluxo de urina. Mantenha a contração por 5 segundos, relaxe e repetia o exercício. Fortaleça os músculos do abdômen colocando-se de joelhos e com as mãos no chão, contraindo-os enquanto você expira lentamente. Mantenha-se na posição por 5 segundos, relaxe e repita. Alongue suas costas e ombros deitando na cama e erguendo suas mãos acima de sua cabeça com as palmas viradas para cima. Pressione a cama para baixo com os braços. Mantenha a posição por 5 a 10 segundos, relaxe o alongamento e repita. O exercício abdominal requer que você se deite com os joelhos flexionados e os braços cruzados sobre seu abdômen. Use as mãos suavemente para unir seus músculos abdominais, levante a cabeça e aponte o queixo para o peito. Mantenha a posição por 3 a 5 segundos e volte lentamente a cabeça para a posição inicial. Relaxe e repita o movimento. Você pode praticar natação leve duas semanas após a cirurgia com a recomendação do seu médico. Espere pelo menos quatro semanas antes de intensificar o ritmo.

Dicas e avisos

Converse com seu médico antes de praticar qualquer tipo de exercício. Tome precauções ao se exercitar para proteger o local da incisão. Evite qualquer prática cansativa ou vigorosa que pode enfraquecer seus pontos ou reabrir o local da incisão. Faça os exercícios recomendados pelo médico todos os dias, repita cada um deles 10 vezes e respire enquanto pratica. Prender a respiração durante o exercício pode forçar seu coração a trabalhar mais e elevar a pressão arterial.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media