Como tratar ferimentos na cabeça

Escrito por wirnani garner | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tratar ferimentos na cabeça
A cabeça é uma área bem delicada, e deve ser analisada com atenção em caso de qualquer ferimento (Creative Commons License, by: iani*5, copyright November 2007, Creative Commons License, by: Heliotrop3, copyright December 2006, Creative Commons License, by: JanneM, copyright July 2007, Creative Commons License, by: traindirector, copyright April 2007)

Machucado na cabeça ou ferimento na cabeça é um termo coletivo que se refere a qualquer tipo de trauma em alguma das partes da cabeça, causada por um agente exterior ou estranho. Existem muitos tipos de ferimentos na cabeça. Um traumatismo craniano acontece quando se sofreu uma pancada direta, sendo que neste caso o crânio não é aberto, mas o cérebro sofreu danos, já que fora pressionado contra o crânio durante o impacto (acontece normalmente em acidentes automobilísticos) . Um ferimento profundo acontece quando um objeto estranho atravessa o crânio e entra no cérebro, podendo ser causado por um tiro ou paulada na cabeça. Fraturas do crânio podem ser resultados de uma queda feia ou de um acidente de trânsito. O sangramento na superfície pode ser sinal de certo tipo de ferimento. Um sangramento menor pode cessar sozinho, não causando nenhum dano grave. Os casos de sangramento mais intenso podem necessitar de séria atenção médica (cirurgia). A cabeça é uma área bem delicada, considerando que o cérebro é parte dela. É importante lembrar que qualquer tipo de ferimento nesta região deve ser considerado uma emergência, mesmo podendo não ser sério. Para continuar aprendendo sobre como tratar ferimentos na cabeça, continue lendo.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Gelo
  • Toalha
  • Toalhas limpas
  • Medicamentos prescritos

Lista completaMinimizar

Instruções

    Tratamento imediato para ferimentos na cabeça com sangramento

  1. 1

    Ligue para o 192 e dê socorro ao indivíduo machucado na mesma hora. Não faça pressão se os seguintes sintomas estiverem presentes: machucado nos olhos, se sangue ou fluído claro estiver vazando das orelhas ou nariz, se tiver pedaços visíveis de fragmento de osso na área danificada, ou se possui deformidade aparente ou amassado em qualquer parte da cabeça.

  2. 2

    Remova cuidadosamente qualquer objeto na área do machucado e permita que a pessoa deite com a cabeça e o ombro levemente levantados. Siga esse passo imediatamente se nenhum dos sintomas do passo um estiver presente. Não limpe a área do ferimento, apenas limpe qualquer obstrução nos entornos e deixe a limpeza para os profissionais.

  3. 3

    Pegue um pano limpo e use-o para pressionar o ferimento. Aplique pressão constante no machucado por 15 minutos, e não retire o pano até que o sangramento tenha cessado. Se o pano já estiver ensopado de sangue, coloque outro pano por cima do antigo. Não levante o pano ensopado. Lembre-se, pressão constante deve ser aplicada. Se houver um objeto inserido na cabeça, não aplique pressão diretamente naquela área, mas ao redor dela. Continue aplicando pressão até que a ajuda chegue.

    Tratamento com gelo para ferimentos na cabeça

  1. 1

    Eleve a área da cabeça e dos ombros do ferido e aplique o gelo para diminuir o inchaço. A aplicação de gelo é uma resposta imediata ao ferimento na cabeça causado por pequenas quedas, como aqueles que caíram em um local macio ou de uma área mais baixa do que a de sua altura.

    Como tratar ferimentos na cabeça
    A aplicação de gelo tem respostas imediatas para ferimentos leves
  2. 2

    Prepare imediatamente o gelo e a toalha limpa. Embrulhe o gelo em uma toalha antes de aplicar na superfície da cabeça. A toalha servirá como um escudo entre o gelo e o couro cabeludo para evitar a queimadura pelo frio.

  3. 3

    Posicione o gelo embrulhado com cuidado na área inchada da cabeça, por 20 a 30 minutos. Essa aplicação pode ser repetida a cada duas ou três horas se for necessário.

    Tratamentos gerais para ferimentos na cabeça

  1. 1

    Faça com que o ferido menos grave descanse. Deixe que ele beba bastante água com analgésicos para amenizar a dor. As aplicações de gelo também podem ser incorporadas no descanso.

    Como tratar ferimentos na cabeça
    Se a ferida for aberta, pode ser necessária a aplicação de pontos
  2. 2

    Suturas ou aplicações de cola na pele são feitas para ferimentos com cortes. Nesse caso, medicamentos são aplicados através das injeções, seguido da limpeza do machucado. O corte será então examinado para encontrar qualquer tipo de material estranho que possa estar preso na região. O ferimento então é fechado através de pontos ou do uso da cola de pele. Muitas vezes a vítima é aconselhada a passar pela imunização de tétano quando necessário.

  3. 3

    Internação hospitalar imediata é uma obrigação para os indivíduos com lesões fatais. De acordo com a gravidade do caso, o indivíduo pode precisar ser cuidadosamente monitorado por sondas que são cirurgicamente ligadas ao cérebro. Estas sondas são utilizadas para examinar a pressão intracraniana da vítima. Se a pressão é cada vez mais elevada, então pode haver necessidade de cirurgia, para diminuir a pressão elevada. Tal cirurgia é necessária para salvar a vida da vítima

  4. 4

    Abastecimento constante de oxigênio é necessário quando a vítima sofreu sérios traumas na cabeça. Manter os níveis de oxigênio prevenirá qualquer possível dano ao cérebro.

  5. 5

    Prescrição de medicamentos para convulsões e possíveis infecções de cabeça são necessários para prevenir novas lesões. Os medicamentos para convulsão são tomados a fim de cessar ou tratar ataques que podem vir com a lesão. Quanto aos antibióticos, são necessários para evitar possíveis infecções.

Dicas & Advertências

  • Para evitar ferimentos na cabeça, certifique-se de usar proteção para a cabeça ao fazer atividades, como andar de skate, patinação, ciclismo, equitação ou uma motocicleta. Qualquer tipo de ferimento na cabeça deve ser considerado uma emergência, seja ele sério ou apenas devido a uma queda de energia. Não arrisque e busque sempre garantir a segurança da vítima.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível