Como tratar infecções fúngicas em árvores

Escrito por stephi peppers | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como tratar infecções fúngicas em árvores
Fungos em árvores (http://www.savatree.com/tree-fungus.html)

Problemáticos e, por vezes, até mortais, os fungos dificultam a vida de muitos jardineiros. É preciso tomar o devido cuidado com eles para preservar a vida das árvores. Com algumas ferramentas de jardinagem, um pouco de fungicida e um calendário para manutenção, qualquer jardineiro pode manter os fungos longe das árvores.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Ferramentas de poda
  • Fungicida
  • Mangueira de jardinagem

Lista completaMinimizar

Instruções

    Prevenção

  1. 1

    Escolha o local para plantar ou transplantar sua árvore. Quando se tratar de uma árvore nova ou jovem, certifique-se de escolher um local bem drenado. Regiões pantanosas ou alagadiças são mais propensas a fungos e, portanto, deixam sua planta mais suscetível a infecções. Árvores muito grandes podem ser difíceis de movimentar. Nesse caso, será essencial usar fungicidas.

  2. 2

    Estabeleça um cronograma para nutrir a árvore; desse modo, ela será saudável. Existem muitos tipos de fertilizantes, inclusive granulares, líquidos, orgânicos e químicos. Escolha o melhor para seu tipo de árvore e use-o de acordo com as instruções da embalagem. Isso tornará sua árvore mais resistente a doenças, além de proporcionar a ela um ambiente menos estressante.

  3. 3

    Usando a mangueira de jardinagem, regue a árvore durante períodos de seca. As árvores precisam de mais de 18 litros de água por dia, então, em períodos secos, regue-as adequadamente. A melhor forma é colocar um espiche na mangueira.

  4. 4

    Pode a árvore durante o outono. Usando as ferramentas apropriadas, corte quaisquer galhos mortos ou quebrados, pois esses ambientes são propícios para o desenvolvimento de fungos. Esperar até o outono permite que a árvore use a fase de hibernação para curar as partes podadas, ao mesmo tempo em que fornece nutrientes para as partes essenciais da árvore. Como a fase é de hibernação, a árvore não dará brotos durante esse período. Trate os tocos podados com fungicida imediatamente para evitar infecções.

  5. 5

    Pode os galhos dos brotos no outono, pois eles sugam nutrientes que deveriam ir para o tronco e para os galhos principais. Evite podar a árvore na primavera, pois isso estimulará o crescimento de outros brotos. A poda no outono permite que a árvore se cure, e o fato de ela estar hibernando significa que não haverá o nascimento de outros brotos. Trate os tocos com fungicida imediatamente.

    Tratamento

  1. 1

    Determine qual o fungo causador da infecção. Os fungos são classificados em quatro categorias: que infectam folhas ou brotos, que infectam raízes, que causam murchamento vascular e que infectam troncos. Os tipos vasculares bloqueiam o fluxo de nutrientes pela árvore. Os sintomas são a perda de folhas e o murchamento delas. Essa condição afeta as folhas, deixando manchas e causando, principalmente, danos estéticos. Os fungos de raiz matam as raízes e troncos das árvores. Esse tipo de infecção é assintomático até o momento em que já é tarde para salvar a árvore. As infecções de tronco acontecem, principalmente, quando um galho é podado e o toco não é tratado, deixando uma parte do tronco exposta. Se você não conseguir identificar o tipo de fungo ou achar que ele é altamente contagioso, entre em contato com a Secretaria de Agricultura imediatamente.

  2. 2

    Usando as ferramentas próprias, pode sua árvore. No início de um tratamento contra fungos, remova da árvore quaisquer galhos quebrados ou secos. Não remova os brotos até o outono. Aplique o fungicida em qualquer tronco cortado. Limpe as ferramentas com água quente e com espuma ou mergulhe-as no fungicida e, depois, enxágue-as completamente. Tire quaisquer detritos de perto de outras árvores saudáveis e queime-os ou descarte-os em um lugar onde as outras árvores não sejam danificadas.

  3. 3

    Trate a árvore com fungicida. Escolha um produto apropriado para o tipo de fungo identificado. Leia com atenção as instruções, pois alguns tipos devem ser aplicados nas folhas e nos galhos, enquanto outros devem ser borrifados nas raízes. Siga o cronograma de tratamento detalhado na embalagem. Pular algum dia pode permitir que os fungos cresçam novamente, inutilizando todo o trabalho feito.

  4. 4

    Continue cuidando da árvore durante o crescimento. Pode galhos secos, fertilize-a e regue-a. Uma nutrição adequada evita que sua árvore sucumba à infecção, além de estimular um crescimento saudável.

Dicas & Advertências

  • Tome cuidado especial ao lidar com árvores da família rosaceae, como as macieiras. Os fungos que afetam essas árvores também podem infectar rosas, espalhando doenças do jardim.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível