×
Loading ...

Como tratar infecções fúngicas em árvores

Atualizado em 21 novembro, 2016

Problemáticos e, por vezes, até mortais, os fungos dificultam a vida de muitos jardineiros. É preciso tomar o devido cuidado com eles para preservar a vida das árvores. Com algumas ferramentas de jardinagem, um pouco de fungicida e um calendário para manutenção, qualquer jardineiro pode manter os fungos longe das árvores.

Instruções

Fungos em árvores (http://www.savatree.com/tree-fungus.html)

    Prevenção

  1. Escolha o local para plantar ou transplantar sua árvore. Quando se tratar de uma árvore nova ou jovem, certifique-se de escolher um local bem drenado. Regiões pantanosas ou alagadiças são mais propensas a fungos e, portanto, deixam sua planta mais suscetível a infecções. Árvores muito grandes podem ser difíceis de movimentar. Nesse caso, será essencial usar fungicidas.

    Loading...
  2. Estabeleça um cronograma para nutrir a árvore; desse modo, ela será saudável. Existem muitos tipos de fertilizantes, inclusive granulares, líquidos, orgânicos e químicos. Escolha o melhor para seu tipo de árvore e use-o de acordo com as instruções da embalagem. Isso tornará sua árvore mais resistente a doenças, além de proporcionar a ela um ambiente menos estressante.

  3. Usando a mangueira de jardinagem, regue a árvore durante períodos de seca. As árvores precisam de mais de 18 litros de água por dia, então, em períodos secos, regue-as adequadamente. A melhor forma é colocar um espiche na mangueira.

  4. Pode a árvore durante o outono. Usando as ferramentas apropriadas, corte quaisquer galhos mortos ou quebrados, pois esses ambientes são propícios para o desenvolvimento de fungos. Esperar até o outono permite que a árvore use a fase de hibernação para curar as partes podadas, ao mesmo tempo em que fornece nutrientes para as partes essenciais da árvore. Como a fase é de hibernação, a árvore não dará brotos durante esse período. Trate os tocos podados com fungicida imediatamente para evitar infecções.

  5. Pode os galhos dos brotos no outono, pois eles sugam nutrientes que deveriam ir para o tronco e para os galhos principais. Evite podar a árvore na primavera, pois isso estimulará o crescimento de outros brotos. A poda no outono permite que a árvore se cure, e o fato de ela estar hibernando significa que não haverá o nascimento de outros brotos. Trate os tocos com fungicida imediatamente.

    Tratamento

  1. Determine qual o fungo causador da infecção. Os fungos são classificados em quatro categorias: que infectam folhas ou brotos, que infectam raízes, que causam murchamento vascular e que infectam troncos. Os tipos vasculares bloqueiam o fluxo de nutrientes pela árvore. Os sintomas são a perda de folhas e o murchamento delas. Essa condição afeta as folhas, deixando manchas e causando, principalmente, danos estéticos. Os fungos de raiz matam as raízes e troncos das árvores. Esse tipo de infecção é assintomático até o momento em que já é tarde para salvar a árvore. As infecções de tronco acontecem, principalmente, quando um galho é podado e o toco não é tratado, deixando uma parte do tronco exposta. Se você não conseguir identificar o tipo de fungo ou achar que ele é altamente contagioso, entre em contato com a Secretaria de Agricultura imediatamente.

  2. Usando as ferramentas próprias, pode sua árvore. No início de um tratamento contra fungos, remova da árvore quaisquer galhos quebrados ou secos. Não remova os brotos até o outono. Aplique o fungicida em qualquer tronco cortado. Limpe as ferramentas com água quente e com espuma ou mergulhe-as no fungicida e, depois, enxágue-as completamente. Tire quaisquer detritos de perto de outras árvores saudáveis e queime-os ou descarte-os em um lugar onde as outras árvores não sejam danificadas.

  3. Trate a árvore com fungicida. Escolha um produto apropriado para o tipo de fungo identificado. Leia com atenção as instruções, pois alguns tipos devem ser aplicados nas folhas e nos galhos, enquanto outros devem ser borrifados nas raízes. Siga o cronograma de tratamento detalhado na embalagem. Pular algum dia pode permitir que os fungos cresçam novamente, inutilizando todo o trabalho feito.

  4. Continue cuidando da árvore durante o crescimento. Pode galhos secos, fertilize-a e regue-a. Uma nutrição adequada evita que sua árvore sucumba à infecção, além de estimular um crescimento saudável.

Loading...

Aviso

  • Tome cuidado especial ao lidar com árvores da família rosaceae, como as macieiras. Os fungos que afetam essas árvores também podem infectar rosas, espalhando doenças do jardim.

O que você precisa

  • Ferramentas de poda
  • Fungicida
  • Mangueira de jardinagem

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...