Mais
×

Como tratar um gato envenenado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Às vezes, a natureza curiosa dos gatos faz com que esses animais entrem em contato com substâncias que fazem mal a eles. É mais difícil ainda determinar, em casos de gatos que saem para fora de suas casas, se a enfermidade do felino foi causa por algum veneno que ele comeu. Aprenda a tratar um gato envenenado para que você esteja apto a lidar rapidamente com a situação caso perceba algum comportamento diferente.

Instruções

A natureza curiosa dos gatos faz com que eles enfrentem situações de perigo (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
  1. Algumas plantas são letais se ingeridas. Comer um sapo ou salamandra também pode fazer com que o gato fique doente. Além disso, se o gato comer algo que foi envenenado, como um rato, pássaro ou inseto, o felino também poderá ficar enfermo. Em casos de envenenamento em gatos, é recomendado que o animal seja levado ao veterinário imediatamente.

  2. Repasse ao veterinário qualquer informação que possa ajudar a entender o que fez o animal adoecer. Descreva os sintomas que o gato apresentou, quando eles começaram e a intensidade. O veterinário pode conseguir eliminar algumas toxinas dependendo dos sintomas que você informar.

  3. Algumas plantas podem causar irritações na pele dos gatos quando tocadas. Para que o veterinário possa encontrar uma solução rápida, informe todas às plantas que você possui em casa ou no jardim.

  4. Prepare-se para a possibilidade do seu veterinário induzir o vômito no animal para que ele elimine o máximo de toxinas possíveis. Em casos de irritações na pele, o gato provavelmente precisará tomar um banho. Gatos que apresentarem sintomas ligados ao sistema nervoso, como convulsões ou desmaios, precisam ser levados ao veterinário imediatamente, pois correm sérios riscos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article