Alívio de resfriado e congestionamento em gatos

Escrito por jamie conrad | Traduzido por gabriel tomicioli da silveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Alívio de resfriado e congestionamento em gatos
Procure um veterinário (Comstock/Comstock/Getty Images)

Embora os gatos não possam pegar o mesmo vírus que causa resfriados em humanos, eles podem pegar diferentes tipos de doenças respiratórias que se pareçam com essa condição. Os sintomas dessas doenças se apresentam de dois dias a duas semanas após o gato ter estado exposto ao vírus. O "resfriado" geralmente começa com espirros e progride para conjuntivite e corrimento nasal, e, em casos graves, até mesmo para a respiração através da boca. De acordo com os escritores do site "www.cat-health-guide.org", a doença pode durar até quatro semanas, dependendo do vírus que a provocou.

Outras pessoas estão lendo

Tratamento através de medicação

Prescrições veterinárias de antibióticos são geralmente utilizadas para tratar os sintomas do resfriado em um gato. Embora esse tipo de medicamento não tenha efeito sobre uma infecção viral, as doenças do seu gato são provavelmente acompanhadas por uma ligeira infecção bacteriana, que é o onde os antibióticos vão atuar. Eles podem ser administrados por injeção ou via oral. Se a doença do seu gato for causada por uma infecção fúngica (considerada muito rara), medicamentos antifúngicos são administrados. Finalmente, os anti-histamínicos são úteis para o tratamento de constipações. Nunca dê ao seu gato nenhum medicamento sem antes consultar o seu médico veterinário.

Tratamentos para congestionamento

Os vaporizadores são muito úteis para ajudar os seres humanos a lidar com o congestionamento, e eles são igualmente úteis para gatos. Basta fechar um pequeno espaço, como um banheiro ou quarto, e colocar um vaporizador eficiente no local. Faça uma cama confortável para o bichano e lhe ofereça comida, água, caixa de areia, etc. Permita que o vaporizador trabalhe e faça sua mágica na respiração do animal. Além disso, um pouco de Vick Vaporub (uma quantidade muito pequena) na ponta do nariz do gato vai abrir suas vias nasais, permitindo que ele respire mais livremente. Os gatos não costumam gostar dessa medicação, então haja com cautela. Você também pode ser capaz de usar as gotas das crianças (como Afrin) para ajudar na congestão nasal. Pergunte ao seu veterinário qual tratamento seria melhor para seu gato.

Tratamento em casa

Os medicamentos atuam de maneira rápida para a recuperação do seu gato, mas eles são apenas uma parte do processo. Certifique-se de que o gato permaneça quente e confortável e trate quaisquer sintomas secundários da doença (diarreia, etc). Pergunte ao seu veterinário se você deve colocar o bichano em uma dieta especial até que ele se recupere, e tenha a certeza de que ele esteja comendo e bebendo regularmente. Os alimentos com cheiro forte, como atum, são uma boa maneira de chamar a atenção de um gato com nariz entupido para comer. Finalmente, desinfete o ambiente do animal regularmente. Lave os seus pratos e roupas de cama para evitar uma maior propagação da doença e acelerar sua recuperação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível