Mais
×

Como tratar pele seca e descamada em um gato doméstico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A pele seca e descamada de um gato que não sai para a área externa pode causar uma variedade de problemas, tanto para o animal quanto para o seu proprietário. A pele seca provoca desconforto ao animal, e sua caspa pode causar alergias em seres humanos. Existem inúmeras maneiras de resolver este problema, e a maioria é bastante simples

Instruções

Aprenda a tratar a pele seca de seu felino (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Lave seu gato usando um bom shampoo anti-caspa felino. Lave toda a pelagem e enxágue completamente: qualquer resíduo de shampoo vai apenas piorar o problema. Não use shampoos anti-caspa para humanos, já que eles são muito fortes e vão amplificar a caspa do seu gato.

  2. Suplemente a dieta do seu gato com ácidos graxos ômega 3, adicionando uma pequena quantidade de atum diariamente ou comprando um suplemento de ômega 3 especial para gatos.

  3. Se o seu gato estiver acima do peso, coloque-o de dieta. Gatos com excesso de peso não conseguem se limpar adequadamente, o que poderá causar a caspa.

  4. Coloque um umidificador de ar no ambiente em que seu gato passa a maior parte do tempo. Se o seu animal desenvolve caspa durante os meses mais secos do ano, a baixa umidade do ar é provavelmente a causa do problema.

  5. Se nenhuma das soluções acima resolver o problema de descamamento da pele, seu gato pode ter um problema mais sério, tal como alergias ou parasitas. Consulte um veterinário para determinar a causa do problema.

Dicas

  • Estes tratamentos podem levar algumas semanas para fazer efeito.

Aviso

  • Não mude completamente a dieta do seu gato. Alimentá-lo apenas com atum vai causar desnutrição.

O que você precisa

  • Suplemento de ômega 3 para gatos
  • Atum
  • Shampoo anti-caspa para gatos
  • Umidificador de ambientes
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article