Saúde

Como tratar sarna canina

Escrito por venice kichura | Traduzido por lara scheffer
Como tratar sarna canina

Filhote com sarna

Wikimedia Commons Image

A sarna em cachorros é causada por um parasita extremamente infeccioso chamado ácaro Sarcoptes scabiei. A sarna é tão contagiosa que cerca de metade dos animais expostos a ela a contraem. Ácaros que causam a doença podem afetar cães saudáveis, resultando em muitos problemas de pele. Além de machucar o cachorro infectado, a sarna pode frustrar os donos, preocupados com seu melhor amigo. Às vezes veterinários confundem o problema com reação alérgica a alimentos ou dermatite alérgica, então é importante que os donos sugiram que o problema pode ser sarna.

Nível de Dificuldade:
Moderada

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Xampu anti-seborreia
  • Solução escabicida
  • Medicamentos orais para matar ácaros da sarna

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Reconheça os sintomas. A coceira em excesso é o sinal mais comum de uma possível infestação de sarna, com as áreas afetadas coçando tão intensamente que o cachorro morde e arranha o local continuamente. Outros sinais podem incluir a formação de casca no local, perda de pelo, assim como pele machucada e inflamada. Infecções cutâneas secundárias podem aparecer se esses sintomas não forem tratados.

  2. 2

    Leve seu cachorro ao veterinário para um tratamento. Primeiro, o veterinário geralmente precisa executar a raspagem dos cotovelos, orelhas e jarrete do animal para se certificar de que seja sarna. Ácaros ou ovos também podem ser encontrados nas fezes. Além disso, peça ao seu médico para realizar o teste de reflexo, que verifica a existência de ácaros na orelha do animal. Cães afetados normalmente farão um movimento involuntário com a pata de trás quando o veterinário arranha sua orelha.

  3. 3

    Trate o cachorro com uma solução escabicida, com substâncias como calda sulfocálcica, amitraz ou organofosforado. Entretanto, antes de aplicar o produto corte o pelo afetado, removendo sujeira e cascas. Depois lave-o com um xampu anti-seborreia e uma solução acaricida. Continue tratando-o com esses produtos, dando um espaço de cerca de cinco dias entre uma aplicação e outra, até que o problema tenha se resolvido.

  4. 4

    Se não houver melhora, trate o animal oralmente com um medicamento aprovado pelo veterinário. Remédios para sarna incluem selamectina, que é dado duas vezes por dia por um período de um mês. Outras medicações, como ivermectina e moxidectina, também têm se mostrado eficazes, embora ainda não sejam registradas para o tratamento de sarna canina.

  5. 5

    Trate cães ou outros animais de estimação expostos à sarna com um xampu recomendado pelo veterinário. Além disso, fumigue a coleira do animal e limpe os carpetes, roupas de cama e quaisquer outros objetos contaminados, já que essas áreas podem abrigar futuros ácaros que podem atacar o cachorro novamente.

  6. 6

    Mantenha seu cão longe de outros animais. O período de isolação do cachorro varia dependendo da gravidade da doença e do número de parasitas. Entretanto, geralmente deve-se manter o animal isolado de uma a três semanas.

Dicas & Advertências

  • Não se assuste se seu cachorro continuar a se coçar após os ácaros terem morrido. A coceira continuará por alguns dias por causa de resquícios dos produtos por baixo da pele.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media