Saúde

Como tratar vômitos acompanhados de diarreia em gatos

Escrito por alison kroulek | Traduzido por larissa frança
Como tratar vômitos acompanhados de diarreia em gatos

Gato

Martin Poole/Photodisc/Getty Images

Os gatos são notoriamente exigentes, assim como seus sistemas digestivos. Da mesma forma que os humanos, eles podem ser atingidos por crises de vômitos e diarreia se comerem algo que não esteja de acordo com eles, ou se tiverem uma crise estomacal. Os vômitos e a diarreia nos gatos geralmente se resolvem sozinhos. Aqui está como tratá-los em casa enquanto espera que isso passe ou que o veterinário ligue de volta.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Caixa de areia limpa
  • Água
  • Pedialyte sem sabor ou produto similar (se o seu gato for diabético, pule essa parte)
  • Um peito de frango (com osso)
  • 1/2 xícara de arroz branco cozido
  • 1 colher de chá de iogurte integral com culturas ativas ou uma cultura de bactérias digestivas "boas" (opcional, mas útil)

Lista completaMinimizar

Instruções

    Remova a comida e a água

  1. 1

    Se o seu gato está vomitando e tem diarreia, comece o tratamento retirando a comida e a água temporariamente, para dar ao sistema digestivo dele uma chance de melhorar. Retire-os por um máximo de seis horas. Durante esse período, assegure-se de que o gato possa descansar em algum lugar seguro e tranquilo.

  2. 2

    Durante esse período de seis horas, faça um pouco de caldo de galinha caseiro para o seu gato. Cozinhe um pedaço de peito de frango em uma panela de água por algumas horas. Não adicione cebola, alho ou sal. Remova o frango e reserve no refrigerador.

  3. 3

    Adicione duas ou três gotas de pedialyte sem sabor ao caldo. Isso irá assegurar que o gato mantenha o equilíbrio adequado de eletrólitos e não fique desidratado. Se ele for diabético, não adicione o pedialyte ao caldo, porque ele contém açúcar. Dê o caldo puro.

    Reintroduzindo alimento e água

  1. 1

    Após seis horas, tente oferecer ao gato uma pequena quantidade (uma colher de sopa ou duas) de caldo de frango.

  2. 2

    Espere uma hora, observando o gato à procura de quaisquer sinais a mais de vômito e diarreia. Ofereça a ele mais algumas colheres de sopa do caldo.

  3. 3

    Se ele conseguir manter o caldo no estômago, no final da próxima hora pode-se aumentar a quantidade para 1/4 de uma xícara.

  4. 4

    Continue oferecendo o caldo em pequenas quantidades durante o dia.

  5. 5

    Após 12 horas, se o seu gato tolerou o caldo sem mais sinais de vômitos ou diarreia, você pode começar a introduzir alimentos sólidos macios. Misture o arroz branco com 1/4 do peito de frango desfiado. Adicione o iogurte ou as bactérias digestivas benéficas, se você tiver.

  6. 6

    Ofereça ao gato esse alimento macio em pequenas quantidades ao longo do dia, junto com água ou caldo.

  7. 7

    Limpe a caixa de areia do gato completamente. Se a doença dele foi algo infeccioso, deve-se evitar que ele se infecte novamente ou espalhe os germes para outros gatos da casa.

  8. 8

    Se não percebeu mais sinais de vômitos ou diarreia, no dia dois, comece a misturar metade do alimento macio com metade da dieta regular do seu gato.

  9. 9

    Continue observando seu gato por sinais de vômitos e diarreia pela próxima semana. Se esses sintomas forem persistentes, isso significa que ele necessita ir a um veterinário para diagnóstico e tratamento.

Dicas & Advertências

  • Não dê ao seu gato caldo de frango enlatado. A maior parte é feita com cebolas, o que pode causar anemia. Se não tiver frango, dê água pura.
  • Se o vômito ou a diarreia persistirem por mais de 24 horas, leve o gato a um veterinário imediatamente. Os gatos que passam mais de um dia sem a nutrição adequada podem desenvolver problemas do fígado, especialmente se já estiverem com excesso de peso. Além disso, esses dois problemas podem levar à desidratação.
  • Se o animal tiver febre, crises de vômito e diarreia regularmente ou problemas de saúde pré-existentes, leve-o ao veterinário imediatamente.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media