×
Loading ...

Como treinar o seu cão para usar o tapete higiênico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Tapetes higiênico são toalhas absorventes forradas com plástico que absorvem e seguram a urina de seu cão. Menos bagunçados que jornais, os tapetes higiênicos vêm em versões descartáveis ou laváveis. Algumas versões são impregnadas com um aroma que atrai os cães. A maioria dos cães aprendem rapidamente que o tapete higiênico é o lugar correto para urinar e voltam a cada vez que precisam fazer xixi. Troque os tapetes diariamente para manter o odor ao mínimo.

Instruções

Você pode treinar seu filhote para fazer xixi no tapete higiênico (puppy image by Waseem Ghattas from Fotolia.com)
  1. Coloque o tapete higiênico no lugar onde você quer que seu cão urine e defeque. Este local deve ser longe de onde o cão dorme e se alimenta. Se seu cão já tem um local preferido para ir na casa, coloque o tapete lá.

    Loading...
  2. Mostre ao cão o tapete higiênico. Alguns cães são tímidos sobre novas aquisições em seus ambientes, então permita que o cão cheire e se familiarize.

  3. Leve o cão ao tapete higiênico após cada vez que brincar, comer ou quando o filhote acordar de uma soneca. O veterinário Delbert Carlson e o médico James Giffin escrevem que carregar o cão ao lugar específico nesses momentos irá inspirá-lo a fazer xixi ou cocô no lugar apropriado.

  4. Elogie seu cão quando ele fizer xixi no tapete higiênico. Use um tom entusiasmado e acaricie-o como ele gosta. Ele irá associar o elogio com o ato de fazer xixi no tapete higiênico.

Loading...

Dicas

  • De acordo com os drs. Carlson e Giffin, a maioria dos cães não tem controle completo de suas bexigas e intestinos até que tenham pelo menos três meses de idade, então eles não podem evitar erros até então.
  • Se seu cão mastigar o tapete higiênico, tente uma marca diferente. Alguns tapetes são mais facilmente rasgados que outros.
  • Se seu cão tentar tirar o tapete do lugar, use uma marca com uma base aderente e grude o tapete no chão ou em uma caixa ou bandeja plásticas.
  • Um horário consistente de alimentação, exercícios, brincadeira e sonecas tornarão o treino de seu cão mais fácil,

Aviso

  • Não puna seu cão pelos erros. Isto apenas irá confundi-lo. Se você notar que ele está prestes a fazer xixi em um local inapropriado, pegue-o e leve-o ao tapete higiênico.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...