Mais
×

Como treinar um labrador retriever teimoso, que não te escuta

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os labradores retriever são, por natureza, amigáveis, leais e ansiosos para agradar. Listados pela American Kennel Club como os cachorros mais populares da América, eles são cães inteligentes e amigáveis com a família. Cada labrador retriever, no entanto, tem sua própria personalidade. Embora a raça seja tipicamente considerada fácil de treinar, você pode se deparar com um labrador que tem "audição seletiva", ou o que parece ter uma indisposição para ouvir seus comandos. Mesmo cães teimosos como esses podem ser treinados.

Instruções

Seu labrador retriever pode ser mais responsivo a um jogo de buscar o brinquedo, do que a um petisco (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Brinque com seu labrador retriever, usando uma variedade de brinquedos, incluindo bolas, cordas de puxar e discos de arremessar. Alimente-o com petiscos diferentes para ver se ele gosta mais de um do que de outro. Coce-o nas costas ou esfregue sua barriga. Entre todas essas coisas, descobrir o que excita mais seu labrador, irá determinar o que o motiva. Não espere que seu cão o escute, apenas porque você deu uma ordem. Petiscos geralmente funcionam, mas labradores também são amigáveis e brincalhões e podem preferir uma coçada atrás das orelhas ou um jogo de buscar. Caso seu cão não esteja interessado em comida, encontre algo que atraia sua atenção.

  2. Planeje duas ou três sessões por dia, para estabelecer um cronograma de treino. Se você planejá-las antes das refeições de seu labrador, ele começará a esperar essas sessões e estará mais focado. As sessões de treino devem ter de cinco a dez minutos e devem focar em apenas um comando por vez. Transforme-as em jogos, para ajudar a motivar seu cão. Mantenha uma atitude positiva e animada, para que ele aprecie treinar e fique mais ansioso para aprender.

  3. Fale um comando em voz alta. Utilize um petisco ou brinquedo, para atrair seu cão para a posição enquanto você fala. Para ensiná-lo a sentar, por exemplo, erga o petisco sobre a cabeça do cão, até que fique fora de alcance. Não repita seu comando múltiplas vezes, ou você pode confundi-lo. Diga o comando uma vez e espere até que seu cão o siga.

  4. Elogie se labrador e recompense-o com um petisco ou jogando um brinquedo (se seu cão for motivado por brincadeiras) no instante em que ele começar a obedecer ao seu comando. Diga "boa sentada", quando você elogia-lo, para que ele possa estabelecer uma conexão entre suas palavras e a ação que ele acabou de realizar.

  5. Recompense seu labrador retriver cada vez que ele seguir seu comando corretamente. Gradualmente comece a retirar os petiscos ou brinquedos conforme seu cão for ficando melhor e melhor em seguir cada comando. Por exemplo, dê uma recompensa a cada duas ou três vezes, depois a cada cinco ou seis, até que você não tenha mais que dar nada ao seu labrador, além de elogios.

O que você precisa

  • Petiscos para cães
  • Brinquedo para cães
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article