×
Loading ...

Como treinar um Border Collie para pastorear o gado

Atualizado em 20 julho, 2017

Você tem um border collie que deseja treinar para pastorear o gado, mas não sabe exatamente como fazê-lo? Embora existam profissionais especializados nesse tipo de adestramento, essa opção pode ser cara e não é necessário. Com prática e paciência, você mesmo pode treinar o seu cão.

Instruções

Um border collie protegendo o rebanho (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Antes de tudo, determine se o seu cão é um pastor ou um caçador, pois isso ajudará a definir quanto tempo de treinamento será necessário. Um olhar fixo hipnótico, uma postura mais agachada e uma movimentação que lembra cobras são características dos cães pastores. Já os caçadores, simplesmente gostam de perseguir e mordiscar o rebanho para fazê-lo mover-se à formação. O adestramento é mais fácil se o seu border collie é um pastor, uma vez que eles são amplamente guiados pelo instinto. Se não for o caso, esteja preparado para ser paciente e trabalhar um pouco mais. A quantidade de treinamento necessária dependerá da inteligência e da capacidade natural do seu cão, além das suas habilidades como adestrador.

    Loading...
    Determine se o seu cão é um pastor ou um caçador (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Familiarize-se com os termos de treinamento. Os comandos específicos utilizados em pastoreio são:

    Flanco Ultrapassar Buscar Conduzir Curral Cercado Vai / Venha Longe de mim Firme
    Levanta Lá Descansa Atenção Volte

    Você também pode usar seus próprios termos ou frases.

    Familiarize-se com os termos de treinamento (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  3. Comece o treinamento, permitindo o seu cão para flanquear (ou ficar atrás) do gado e movê-lo em um grupo. Não apresse-o, mas fique atento para ter certeza de que ele não está machucando os animais e que está tentando encurtar a distância entre ele e o rebanho.

    Jamais puna seu animal por voltar até você (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  4. Ensine seu cachorro a andar em sentido horário e anti-horário (ou "venha" e "longe"). Isso ensina como mover o rebanho e como os animais reagem quando conduzidos.

  5. Pratique com seu cão para ele aprender o ritmo adequado e a distância necessária para fazer o gado andar em grupo e movê-lo para o destino desejado. Se o seu border collie precisar ser corrigido, repreenda-o fisicamente (e não verbalmente), pois, dessa maneira, eles aprendem mais rápido.

  6. Seja firme com os comandos e com o seu cão. Border collies são inteligentes e não responderão a um líder inseguro. Use uma voz forte e firme, mas não ameaçadora. Seu cão deve se acostumar a ter você como um treinador e a voltar para perto de você sem medo de ser punido por possíveis erros.

Loading...

Dicas

  • Seja paciente e use elogios quando seu cão obedecer os comandos.

Aviso

  • Jamais puna seu animal por voltar até você, pois isso irá confundi-lo.
  • Não fique frustrado, pois isso atrapalha o aprendizado do cão.

O que você precisa

  • Border collie
  • Gado
  • Lista de comandos

Referências

Loading ...
Loading ...