Mais
×

Como treinar o seu schnauzer miniatura em obediência básica

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma vez que o schnauzer miniatura é um cão pequeno, feliz e inteligente, que gosta de agradar seu dono, ensiná-lo obediência básica não será difícil. Antes de começar a ensinar os comandos: "fique, sente, abaixe e fora", você precisa estabelecer-se como líder de um grupo e socializar o seu cão em uma idade precoce. Nenhum cão obedecerá sempre se tentar se sentir no comando ou se tiver medo de estranhos e de outros cães.

Instruções

Ensine comandos como "fique", "sente", "abaixe" e "fora" (miniature schnauzer image by Alison Bowden from Fotolia.com)
  1. Aja como um líder de grupo. Os cães pequenos são particularmente propensos a "assumir" se perceberem que você não está no comando. Você pode ser tentado a deixar passar alguns maus comportamentos, em razão de seu mini schnauzer ser tão bonitinho, mas isso não vai lhe ensinar obediência básica. Consulte o site Dog Whisperer para tornar-se um líder de grupo.

  2. Socialize o seu mini schnauzer desde tenra idade. Introduza o seu cachorro aos estranhos (adultos e crianças), a outros animais de estimação e a situações e ambientes desconhecidos. Aprender e praticar a obediência básica será mais fácil para o seu cão se ele não se distrair com coisas incomuns e às vezes assustadoras no meio ambiente.

  3. Ensine o seu mini schnauzer a se sentar, segurando um deleite na altura do nariz do seu cão, movendo-o para trás sobre sua cabeça. O seu cãozinho vai levantar seu queixo e soltar a sua parte inferior para chegar ao deleite. Assim que seu traseiro bater no chão, trate do seu cachorro e diga "Bom cachorro, sente-se." Repita essa ação até que ele o faça por si mesmo.

  4. Para o "abaixe", coloque o seu mini schnauzer na posição sentado e mova o deleite para cada vez mais perto do chão, puxando-o para a sua direção. O seu cãozinho diminuirá o seu corpo. Assim que sua barriga estiver no chão, elogie-o e lhe dê o deleite. Se isso não funcionar, sente-se ao lado de seu cão e dobre o joelho. Atraia-o através do buraco criado por sua perna e e lhe dê o deleite assim que a posição de abaixar for feita.

  5. Para ensinar "fique", coloque o seu cão na posição abaixado. Mostre-lhe um deleite e depois dê um meio passo para trás com a mão vazia, dizendo "fique". Se o seu cãozinho ficar, elogie-o e dê um petisco. Do contrário, coloque-o novamente abaixado e comece de novo. Tendo o seu mini schnauzer assimilado a ideia, dê mais e mais passos para trás antes de lhe dar o deleite por ter ficado.

  6. Ensine seu cão o comando "fora" ao cruzar os braços e virar as costas sempre que ele tentar saltar para cima de você. Se isso não funcionar, pegue suas patas (não aperte) e segure até que ele tente se afastar. Solte-o imediatamente e dê o comando "fora". Diga-lhe para se sentar e elogie-o abundantemente. Seu mini schnauzer logo aprenderá que sentar-se e não saltar, chama a sua atenção e uma recompensa.

Dicas

  • Dê o treinamento em sessões curtas. Cinco a quinze minutos é tempo suficiente e curto o bastante para manter a atenção de seu cão.
  • Descubra de que seu cão gosta. Se for um deleite pequeno, um brinquedo favorito, ou ouvir um "bom menino", aquilo que o faz feliz é o melhor motivador.
  • Seja consistente e paciente. Seu cão quer fazê-lo feliz, mas pode levar mais tempo para aprender do que você espera.

Aviso

  • Caso use guloseimas como motivação, certifique-se de usar algo pequeno ou da mesma quantidade que a refeição comum de seu cão, para evitar o ganho de peso.
  • Repreender, gritar ou bater no seu cão vão confundi-lo e intimidá-lo. Utilize sempre, métodos de treinamento positivos e criativos.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article