Truques para lidar com uma criança difícil

Escrito por mandi titus | Traduzido por paula belchior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Truques para lidar com uma criança difícil
As crianças podem ser difíceis em qualquer idade (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Lidar com uma criança difícil é um desafio estressante para a maioria dos pais. Mesmo as crianças bem comportadas, ocasionalmente, apresentam um comportamento inaceitável. Saber como manter o controle da situação e lidar com a explosão da criança de forma adequada permite que você mantenha a calma e apazigue a situação rapidamente. É importante manter-se consistente e firme com uma criança difícil, bem como abster-se de ceder as suas exigências.

Outras pessoas estão lendo

Mantenha a calma

Ao lidar com problemas de comportamento, é importante manter a calma e evitar gritar com seu filho. Gritar mostra seu filho que ele teve um efeito sobre você. Ao receber a sua atenção e aborrecer-lhe, ele pode reforçar suas ações. Use uma voz calma para explicar que você não gosta comportamento do seu filho e lembre-o das conseqüências que podem resultar.

Estabeleça limites claros

Conscientizar uma criança difícil das consequências de suas ações e seguir adiante com as consequências ajuda a criança a aprender que seu comportamento difícil é inaceitável. Converse com seu filho quando ele estiver calmo sobre os resultados de tais ações e siga adiante, conforme necessário. Mantenha a coerência quando impor restrições e não ceda caso o seu filho tente evitar a punição acordada.

Dê o exemplo de atitudes apropriadas

Quando surgir um problema, converse com seu filho sobre como você lida com a situação de forma adequada. Por exemplo, se alguém passa a sua frente em uma fila, dê o exemplo do comportamento adequado explicando educadamente que já estava à espera anteriormente. Use a oportunidade de explicar ao seu filho que, embora você esteja frustrado com a pessoa, você sabe que não deve gritar com ela ou atingi-la, pois isso não é uma forma eficaz de lidar com a situação.

Recompense o comportamento positivo

Quando você vir seu filho se envolver em comportamento positivo, recompense seus atos. Isso ajuda a criança a aprender que ela chama a atenção por agir de forma adequada e não com o comportamento difícil. Converse com seu filho sobre como você respeitou suas ações, em vez de apenas elogiar.

Faça uma declaração como por exemplo "Eu gosto do modo como você pede o seu irmão para dar o seu brinquedo de volta. Obrigada por ser um bom irmão". Forneça uma declaração específica ao invés de uma vaga como um "bom trabalho". Dessa forma, a criança conhece o comportamento exato pelo qual ela está sendo recompensada.

Transtornos clínicos

Algumas crianças têm condições médicas e distúrbios que fazem com que exibam um comportamento difícil. Se o seu filho não responde a suas tentativas de lidar com seu comportamento, considere fazer uma consulta com o seu médico ou um conselheiro para discutir o problema. A University of Michigan's Health System relata que você deve contatar o médico do seu filho se ele estiver fora de controle ou se estiver causando danos a si mesmo ou aos outros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível