Comportamento

Como Ultrapassar Barreiras da Adaptação Cultural

Escrito por lester l'fayette
Como Ultrapassar Barreiras da Adaptação Cultural

Globe image by NJ from Fotolia.com

Qualquer pessoa que lute para superar os obstáculos de adaptação cultural sabe que estar em um lugar novo pode ser assustador. Cenário externo, costumes diferentes e até mesmo outros idiomas, muitas vezes intimida os recém-chegados a um país quando se tentam integrar com a população local. Para aqueles que queiram adaptar-se, porém, as recompensas de unificação com uma nova cultura e as pessoas são numerosas. Se lembrando de apenas algumas coisas, qualquer pessoa pode fazer progressos para a adaptação cultural e superar as barreiras que se interpõem no caminho de se tornar verdadeiramente integrada numa nova sociedade.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Instruções

  1. 1

    Saia na comunidade. Um dos passos mais importantes que alguém pode fazer quando se trata de superar barreiras de adaptação cultural é evitar ficar enfiado em casa. Quando se esconde do que o rodeia, é mais difícil aprender sobre o que está ao seu redor. Sair pode significar experimentar comidas típicas, experimentar locais de entretenimento local, conhecer a história da sua comunidade ou até mesmo descobrir apenas como andar pela cidade ou vila onde você está vivendo.

  2. 2

    Absorva os meios de comunicação locais. Assistir televisão, ler jornais e artigos de revista vai ajudar você a ter uma melhor idéia das regras culturais, interesses e mesmo a política de um novo ambiente. Isto levará a uma melhor compreensão das pessoas que vivem lá e irá ajudá-lo a se comportar adequadamente quando você começar a interagir mais frequentemente com aqueles ao seu redor. Se você está em um país onde sua língua nativa não é falada, expondo-se à mídia local também ajudará a melhorar suas habilidades em língua estrangeira.

  3. 3

    Mantenha contato com amigos e família. Estar separado de seu país, cultura e das pessoas que você ama e com quem você sempre contou para o apoio é compreensivelmente difícil. Ao trocar regular de telefonemas e e-mails com essas pessoas, você vai receber palavras de conforto nos momentos mais estressantes da sua adaptação cultural. Com o apoio de pessoas que você gosta, você se sentirá motivado para continuar a integração com a cultura local, independentemente de quão penosa seja.

  4. 4

    Inscreva-se em um curso de línguas. Para muitos, as barreiras linguísticas são os maiores obstáculos que enfrentam quando se trata de adaptação cultural. Se você está em um lugar onde as pessoas locais não falam sua língua nativa, você deve melhorar a sua capacidade de falar deles. Muitas grandes cidades têm escolas de idiomas que lecionam especificamente estrangeiros. Pergunte a expatriados locais, turistas ou outras pessoas que falam Inglês onde pode encontrar aulas destas. Se você não conhece ninguém, pode usar a Internet para pesquisar horários de aula e locais na sua cidade. Aprender a língua local coloca você em uma posição muito melhor para se adaptar às normas e costumes locais. Se o fizer, provavelmente irá ter um maior senso de comunidade e de segurança onde você está vivendo.

  5. 5

    Converse com as pessoas. Se você conhece mesmo que pouco do idioma local, conversar com seus pares é um excelente passo para aprender mais sobre a cultura em que se encontra inserido. Pode ser intimidante no início, mas pisar fora dessa zona de conforto é uma ótima maneira de superar as barreiras culturais. Conversar com pessoas à sua volta também torna mais provável que você faça amigos em um lugar novo, e fazendo isso pode criar uma grande rede de apoio aos recém-chegados a qualquer país ou comunidade.

Dicas & Advertências

  • Procure estrangeiros que vivam na sua nova comunidade e peça-lhes conselhos.
  • Não interage exclusivamente com outras pessoas de seu país de origem, pois isso vai retardar o processo de adaptação cultural.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media