Para que é usado o chá de sene?

Escrito por kayla lowe | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Para que é usado o chá de sene?
O chá de sene é popular, sendo usado para ajudar na perda de peso e tratamento de problemas de cólon (Comstock/Comstock/Getty Images)

O chá de sene é popular, sendo usado para ajudar na perda de peso e tratamento de problemas de cólon. Essa bebida é derivada das folhas secas do sene, que é uma planta do gênero Cassia. A maioria dessas plantas é encontrada em regiões subtropicais e tropicais, como Oriente Médio, países africanos e asiáticos. Este vegetal foi utilizado pela primeira vez por médicos árabes; na Ásia, ele é usado para tratar muitas enfermidades, como febre, indigestão e infecções. Atualmente, seu uso é mais comum como laxante.

Outras pessoas estão lendo

Os fatos

O bebida feita de sene tem sabor amargo. Ela não contém o rico aroma ou o amargor do chá preto, nem o paladar de ervas como no chá verde. Em vez disto, ele tem em si uma mistura dos dois sabores: o amargo e o herbáceo. Esse gosto pode ser atribuído ao ingrediente ativo do chá, o próprio sene, que é o elemento purgativo usado como laxativo. Esta planta ajuda a induzir as contrações musculares que provocam os movimentos intestinais. Seu uso é amplo como laxante natural estimulador do cólon e ajuda a reduzir a constipação da matéria fecal. Geralmente, este elemento é combinado com outros purgantes herbais, como o ruibarbo e a doca-amarela, para aumentar seus efeitos.

Função

Essa bebida é usada para ajudar a amolecer as fezes e aliviar a prisão de ventre. É especialmente útil para indivíduos com hemorroidas. Pode ser utilizado após cirurgia retal, para induzir e facilitar os movimentos do intestino. O chá de sene provoca a remoção dos resíduos do corpo mais rapidamente que o normal, ajudando a manter o bolo fecal mais mole -- a bebida reduz o tempo de absorção de líquidos do corpo. Esta condição é primordial naquele momento imediatamente após uma cirurgia retal, pois torna o processo de defecação menos doloroso.

Preparação

O chá de sene pode ser preparado de duas maneiras. O método tradicional e mais natural é feito a partir da colheita das folhas da planta de sene. Em seguida, deve-se esmagá-las e fazer a infusão delas em água, por pelo menos quinze minutos ou até várias horas. Atualmente, pode-se comprar o insumo desta bebida armazenada em vários saquinhos, exatamente como se faz com o chá preto ou verde. O processo clássico de produção confere mais controle sobre a concentração do sene conforme o desejado, se comparado ao chá em pacotinhos.

Efeitos colaterais

Por ser laxante, o chá de sene pode causar cólicas abdominais. A gravidade destas dores depende da quantidade de essência ingerida. A bebida que for mais concentrada, provavelmente induzirá a dores na região do abdome. Em geral, use somente uma colher de sopa de folhas esmagadas ou um saquinho do chá para cada xícara. Além disso, pode-se reduzir a probabilidade destes efeitos colaterais, fazendo a infusão em água fria por dez ou 12 horas. Isso diminui o resíduo resinoso que fica no chá. A resina é o que causa as cólicas abdominais.

Advertência

O chá de sene pode provocar a queda dos níveis corporais de potássio. Além disso, pode causar: perda óssea, fraqueza muscular, retenção de água, desordens renais e sangue na urina. Além disso, a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos reporta o caso de uma mulher que, aos 56 anos, sofria de insuficiência hepática aguda e comprometimento renal devido ao abuso de sene.

Considerações

Mulheres grávidas ou em amamentação não devem beber chá de sene, porque a planta pode induzir a problemas de desenvolvimento de seus bebês. As pessoas que tenham condições como bloqueio intestinal, doença de Crohn, colite ulcerativa e desordens intestinais inflamatórias não devem tomar a bebida. Este chá também interfere nos efeitos das medicações para o coração. Ele também não deve ser tomado como diurético, pois a facilitação da excreção da urina também esgota o nível de potássio do corpo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível