Conhecimento

Usos do alumínio 6061-T6

Escrito por brennan bennett | Traduzido por eduardo horst maidana
Usos do alumínio 6061-T6

O alumínio é geralmente usado não só para produtos industrializados, mas também nas máquinas que os produzem

BananaStock/BananaStock/Getty Images

O alumínio é um metal leve, forte e resistente à corrosão, o que o faz uma escolha apropriada para uso em equipamentos. O alumínio é comercializado em diferentes tipos, dependo do material incluído na liga durante sua produção. Os tipos mais usados são o 6061-0, 6061-T4, e 6061-T6. Na especificação do material, a designação 6061 denota a liga em particular do alumínio, enquanto o T é seu temperamento final. Os temperamentos T4 e T6 do alumínio 6061 são os mais comumente usados dentre os temperamentos existentes, de 0 a T9.

Aviões

Um dos usos mais notáveis do 6061-T6 é na engenharia aeronáutica. Como o material pode ser extrudado e tratado termicamente, seu uso mais comum é nos moldes estruturais, incluindo as asas e a fuselagem. Esse material é mais usado na aviação privada do que na comercial, mas sua razão de força por peso é muito alta, tornando-o ideal para peças grandes que devem ser as mais leves possíveis.

Embarcações

Fabricantes de barcos também usam o alumínio 6061-T6 devido ao seu baixo peso e alta força. Cascos de iates grandes, que não podem ser fabricados com fibra de vidro, são feitos com esse material. Ele é também o material de escolha para mastros de veleiros. Pequenas canoas para uso em lagos e rios são quase inteiramente feitas de 6061-T6. Apesar de ser comumente usado em embarcações, o alumínio é susceptível a corrosão quando exposto à água salgada. O material ainda assim é utilizado nesses casos, mas usualmente com a aplicação de um revestimento protetor de epóxi.

Tubulações

Como o 6061-T6 é menos caro do que o aço inoxidável e tem cerca de um terço do seu peso, ele é uma boa escolha para encanamentos e tubulações. Com suas característica não-corrosivas, ele é geralmente usado para água, ar, óleos hidráulicos e lubrificantes. Devido ao seu risco de fadiga, o alumínio é regularmente inspecionado à procura de rachaduras, ou simplesmente substituído de tempos em tempos. Seu peso permite estruturas de suporte mais leves e barateia o custo de produção. Ele pode ser soldado mas, para manter sua força, deve ser tratado termicamente para aliviar estresse internos e restaurar a força original do material.

Trocadores de calor

O alumínio 6061-T6 é frequentemente usado em aplicações onde a troca de calor é necessária. Radiadores de carros e condicionadores de ar, placas trocadoras de calor, resfriadores de ar, e resfriadores de peças eletrônicas são usos comuns do material. O alumínio conduz e dissipa bem o calor, e como pode ser extrudado, pode ser moldado em praticamente qualquer forma necessária.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media