Usos culinários da abobrinha seca

Escrito por seth silberman | Traduzido por andré schwarz
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Usos culinários da abobrinha seca
A abobrinha seca preserva suas vitaminas e minerais e pode ser armazenada por mais tempo (squash image by cherie from Fotolia.com)

Legumes secos conservam melhor suas vitaminas e seus minerais e duram mais tempo quando armazenados em locais secos, frescos e sem contato com a luz do sol. Eles são ressecados até ficarem quebradiços e passam a conter pouca água na qual as enzimas e bactérias poderiam agir. O processo é mais fácil e causa menos danos ao meio ambiente se feito com um desidratador eletrônico. Antes de ressecar abobrinhas, cozinhe-as no vapor por entre 2,5 e 3 minutos. Abobrinhas de inverno devem ser cortadas em fatias de 2,5 mm de espessura, enquanto as de verão devem ser cortadas em fatias de 6 mm de espessura. É fácil preparar alimentos com abobrinha seca.

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Sopa de abobrinha

Abobrinhas de inverno ressecadas podem ser reidratadas com pouca água, mas não irão retornar à forma original. O tempo de preparo de sopa de abobrinha é bastante reduzido se for utilizado o ingrediente seco. Quando frescas, elas têm de ser cozidas por meia hora antes de ser feita a sopa, ao passo que podem ser transformadas em purê imediatamente quando secas. Bata 2 xícaras de purê de abobrinha com 3 xícaras de caldo de legumes e cozinhe em fogo baixo. Faça purê de uma maçã média azeda e adicione-o à sopa. Coloque uma pitada de sal e cozinhe em fogo baixo até ficar pronto para servir. Coloque alguns pedaços de abobrinha seca em cada tigela para enfeitar.

Chips de abobrinha

Abobrinhas secas, tanto de inverno quanto de verão, podem ser servidas como chips junto com pastas, como homus ou Baba Ghannouj, ou sem acompanhamento algum. Resseque abobrinhas bem maduras e de corpo alongado ou grosso para fazer chips grandes o suficiente para que possam segurar bem a pasta na qual são passadas. Fatias de abobrinhas maduras secas com alecrim ou uma pitada de sal são bastante saborosas. Para tornar os chips ainda mais crocantes, unte a bandeja de preparo com óleo de oliva e coloque nela as fatias, deixando-as bem espaçadas. Asse na potência mais baixa do forno e monitore sempre, pois elas podem queimar com facilidade.

Pão de abobrinha

Os pães feitos com abobrinhas secas são bons, pois elas utilizam a umidade da massa para se reconstituir. Faça duas xícaras de purê de abobrinhas de verão ou de inverno e preaqueça o forno a 163 °C. Bata 3 ovos em uma tigela até ficarem bem espumosos. Misture então a abobrinha, 3 xícaras de farinha, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de óleo vegetal, 2 colheres de sopa de extrato de baunilha, 3 colheres de sopa de fermento biológico e 2 colheres de sopa de canela. Se quiser um pão mais saudável, troque o óleo vegetal por 1 xícara de molho de maçã e diminua a quantidade de açúcar pela metade. Coloque a mistura em uma tigela de forno de 22,5 cm x 35 cm e asse por 45 minutos. Veja se atingiu o ponto certo enfiando uma faca na mistura. Se ela sair limpa, o pão está pronto. Se você colocou o molho de maçã em vez de óleo vegetal, deixe assar por 60 minutos.

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