Utilizar pó de ácido bórico para dar banho em cachorros

Escrito por courtney gale | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Utilizar pó de ácido bórico para dar banho em cachorros
Um banho com ácido bórico pode fazer maravilhas pela saúde do seu animal de estimação (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)

O ácido bórico é utilizado como antifúngico, antisséptico e inseticida. Ele também pode ser aplicado em animais, como o bicho de estimação de sua família. A substância pode ser colocada na água do banho com fins terapêuticos, mas tome cuidado, porque ela pode ser tóxica e até mesmo mortal se for ingerida ou inalada em doses elevadas.

Outras pessoas estão lendo

Alergias gerais

Se você procura por uma alternativa ambientalmente amigável para aliviar as alergias de seu cachorro, experimente o ácido bórico, que pode estar esquecido na sua despensa. Se seu cachorro estiver se coçando, se lambendo excessivamente ou tiver partes do corpo com pouco pelo, ele provavelmente está tendo reações alérgicas a algo presente nos arredores. A Vetinfo.com recomenda dissolver três colheres de sopa do ácido em água fervente para aplicar durante o banho. A solução deverá ser esfregada na pele do seu mascote para aliviar os sintomas.

Lavar as orelhas

Se seu cachorro estiver balançando a cabeça excessivamente, pode ser que a orelha dele esteja infectada. A primeira coisa a se fazer seria levá-lo ao veterinário, mas antes disso você pode experimentar vários remédios que dispensam receita, recomendados por um veterinário, que contêm o ácido bórico na composição. Misture 115 gramas de álcool gel, duas colheres de sopa de ácido bórico e uma colher de sopa de glicerina. Esses produtos podem ser encontrados em uma farmácia. Massageie a orelha do animal com a mistura por um minuto duas vezes por dia durante a primeira semana e depois uma vez por semana durante duas semanas. Pode-se também misturar quatro colheres de sopa de ácido bórico, 350 gramas de álcool isopropílico e 16 gotas de uma solução de 1% de violeta de genciana. Esse líquido antisséptico funciona bem e pode ser aplicado da mesma forma que o primeiro, mas pode ser difícil encontrar alguns dos ingredientes.

Lavagem ocular

Um colírio pode e deve ser usado para eliminar as partículas naturalmente encontradas no ar. Se o seu cão for alérgico a qualquer um desses componentes atmosféricos, é necessário fazer a lavagem ocular. Se houver indícios de infecção nos olhos, experimente ferver um litro d'água, adicionar uma colher de sopa de ácido bórico e mexer bem. Quando a mistura estiver a temperatura ambiente, ponha duas gotas em cada olho, com um conta-gotas, uma vez por dia durante dois a quatro dias. Se o conta-gotas não funcionar, pode-se aplicar a mistura ao longo das pálpebras com uma bola de algodão. O ácido bórico pode ser encontrado em vários dos colírios à venda.

Remoção de manchas de lágrimas

Embora não sejam resultados de alergias por si próprias, manchas de lágrimas podem indicar que o olho está infectado, que geralmente acontece por causa de substâncias encontradas na atmosfera. elas também podem ser causadas por alimentos e certos tipos de xampus. Depois de ferver uma xícara de água filtrada ou destilada, tire-a do fogo e adicione uma colher de sopa do ácido, mexendo até ele se dissolver completamente. Depois de esfriar, coloque a mistura em uma garrafa de plástico e limpe o rosto do cão com esse líquido todos os dias para evitar essas manchas. Faça uma garrafa de solução fresca uma vez por semana.

Tratamento e prevenção contra pulgas, pernilongos e carrapatos

O dono de um cachorro sabe como pode ser incômoda uma infestação de pulgas. O ácido pode ser utilizado para eliminá-las e evitar que elas voltem à sua casa ou ao seu animal. As pulgas e suas larvas também podem causar alergias ao hospedeiro. Nesse caso, o ácido pode ser aplicado de duas maneiras diferentes: em pó ou dissolvido em um líquido. De ambas as maneiras os ovos serão desidratados e mortos antes que suas larvas atinjam a idade adulta. A solução líquida poderá ser aplicada em tapetes e móveis. Deixe-a agir por cinco a sete dias e passe um aspirador de pó na área. Limpar os tapetes com vapor antes da aplicação também ajuda, mas o ácido deverá ser borrifado no tapete seco. o site Hy-Tech recomenda aplicar 680 gramas de pó para cada 14 m² da área onde os animais dormem ou passam a maior parte do tempo. Esfregue o pó no tapete até que ele se afunde e não seja mais visível, deixando-o agir por três semanas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível