Mais
×

Como fazer uma vaca comer feno

Atualizado em 23 março, 2017

Vacas são exigentes com o que comem. Embora haja discussões sobre criações livres e comerciais, nenhuma das duas costuma usar feno como alimento. Criações comerciais são caras, e secam um campo grande de grama rapidamente. Feno é muito mais barato, e com maior disponibilidade. Entretanto, vacas mimadas que não gostam de feno podem dificultar o processo da troca.

Instruções

Feno é mais barato do que alimentação comercial (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Escolha o tipo certo de feno. Feno nada mais é do que cortes seccionados de um tipo de grama ou legume que cresceu muito, e é guardado em fardos quadrados ou redondos. Existem diversos tipos de feno que crescem e são vendidos em fardos. Alfalfa é um dos tipos mais populares para alimentar gado. Outras opções incluem grama-bermudas e capim-amarelo. Se você tiver dificuldade em alimentar sua vaca com um tipo de feno, tente mudar para outro tipo.

  2. Inspecione o feno por bolor, mofo, ou sinais de apodrecimento. Mofo pode aparecer em cada palha, como crescimentos verdes ou pretos, úmidos e com uma textura pegajosa. Às vezes, quando a vaca se recusa a comer o feno, existe um boa razão para isso. Feno podre pode se esconder no meio do fardo, e o cheiro acaba afastando as vacas. Às vezes, pequenos animais, como ratos ou pássaros, podem ficar presos dentro do fardo, e acabam se decompondo lá dentro. Esse cheiro não é nem um pouco apetitoso para a vaca.

  3. Adicionar um sabor extra ao feno vai atrair a vaca. Alguns fazendeiros usam sal simples. Outros misturam uma parte de melaço para duas partes de água, e despejam sobre o feno.

  4. Confine as vacas em uma área onde está o feno. Às vezes, a vaca come enquanto pastoreia, ou se for uma área muito grande, ela pode comer qualquer planta verde disponível, deixando os fardos livres. Se elas não tiverem outra opção além do feno, vão acabar se alimentando da comida que está por perto.

Aviso

  • Não alimente um feno de má qualidade que possa faltar proteína. Se você escolher usar um feno barato como opção permanente de alimentação, pode acabar prejudicando mais do que ajudando.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article