O que fazer quando uma vaca estiver tendo um bezerro?

Escrito por michelle hottya | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer quando uma vaca estiver tendo um bezerro?
Atenção ao nascimento de um bezerro é muito importante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As vacas parem e amamentam seus filhos, assim como outros mamíferos, geralmente um bezerro por vez, embora nascimentos de dois ocorram ocasionalmente. Uma vaca saudável com uma boa alimentação na gravidez pode geralmente parir seu filhote por conta própria, com um mínimo de ajuda. É importante observar e entender o processo normal de nascimento do bovino para avaliar o trabalho de parto, permitir o progresso natural e identificar uma emergência que exija intervenção profissional.

Outras pessoas estão lendo

Trabalho de parto prematuro

Uma vaca em trabalho de parto geralmente apresenta sinais antecipados, separando-se do rebanho, agindo inquieta e mudando a posição de dormir deitada para ficar de pé. As contrações do útero da vaca durante essa fase servem para posicionar o bezerro para a entrada do canal de parto, romper a bolsa de água e dilatar o colo do útero da vaca para sua abertura mais ampla. Essa fase pode demorar de duas a seis horas.

Nascimento

O nascimento do bezerro é iminente quando os cascos e a cabeça entram no canal do nascimento, provocando reflexos na vaca. Ela frequentemente irá se deitar de lado para encontrar uma posição confortável e eficaz para empurrar o filhote.

Se a bolsa de água não estiver rompida, você verá isso no canal do parto, à frente do bezerro. Não tente forçar a ruptura prematuramente — o trabalho de parto pode não ser suficientemente longo e bactérias podem entrar no útero. Se você vê os cascos, é porque a bolsa se rompeu e o bezerro pode ficar mais visível durante uma contração, voltando um pouco para dentro do útero entre as contrações. Observe se os cascos apontam para baixo. Os cascos apontando para cima indicam que a posição do bezerro está revertida e será preciso ajuda no nascimento. A cabeça do bezerro deve estar descansando em cima das pernas, em uma posição de "mergulho".

À medida que a vaca empurra seu filhote para fora e rompe o cordão umbilical, ele vai começar a respirar antes de emergir plenamente. Limpe qualquer esterco da boca da vaca e do nariz e puxe a bolsa da cabeça dele. Massageie a cabeça e o peito do bezerro se ele estiver se esforçando para respirar. Uma vez que a mãe tiver dado à luz ao bezerro, ela irá se levantar, virar-se e começar a lamber seu filhote para limpá-lo. Incentive o bezerro a levantar e amamentar-se — o colostro da vaca a ajuda a se recuperar rapidamente dos rigores do nascimento. A placenta será expelida cerca de duas horas mais tarde.

Parto complicado

Complicações no parto, chamados de distócia, podem impedir o nascimento do bezerro e pôr em perigo tanto ele como a vaca. Se você não vir a boca do bezerro no canal do parto, uma vez que as pernas estiverem visíveis, ele pode estar em uma posição reversa. Se estiver, com os cascos apontando para cima, ou caso ele não tenha progresso e atinja o canal de nascimento dentro de meia hora do início das contrações, alerte o seu veterinário imediatamente.

Ferramentas comuns usadas pelos pecuaristas e veterinários para auxiliar em partos difíceis são cordas, correntes e puxadores de bezerro, uma ferramenta usada para auxiliar em trabalhos de parto difícil. Observar a contenção adequada e técnica com estas ferramentas pode fazer a diferença no parto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível